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O ProdeRI

O Centro de Relações Internacionais em Saúde – Cris, em parceria com a Escola Corporativa Fiocruz, apresentam o Programa de Desenvolvimento de Pessoas do Sistema de Relações Internacionais (Proderi), que visa qualificar a atuação da Fiocruz nas áreas de Diplomacia da Saúde e Ciência e Tecnologia em Saúde, garantindo o reconhecimento da Fiocruz como instituição de referência nestas áreas de conhecimento e prática, por meio de soluções educacionais que desenvolvem as competências dos profissionais que atuam nesta área, considerando seus desafios e contribuições. 

No escopo do programa estão previstas ações educacionais que contemplam desde o alinhamento conceitual e direcionamento do sistema até a promoção do trabalho colaborativo e em rede.

Objetivo

Promover o desenvolvimento dos profissionais que atuam no sistema de Relações Internacionais da Fiocruz, por meio de um conjunto de ações educacionais baseadas em estratégias de aprendizagem contextualizadas, com ênfase no desenvolvimento de competências críticas para a área de atuação, tanto para as lideranças quanto para os profissionais técnicos, visando o desenvolvimento desse sistema e fortalecimento da Fiocruz na sua dimensão internacional.

Público-alvo

Profissionais que atuam no sistema de Relações Internacionais: Câmara Técnica, Gestores das Unidades, Assessores Internacionais, Chefes de Serviço, Analistas e Colaboradores.

Metodologia

O Programa foi construído a partir das demandas apresentadas pela área de Cooperação Internacional. Após reuniões e estudo dos documentos de referência, foram realizadas ações de diagnóstico junto ao público-alvo, tais como aplicação de questionário de análise situacional e oficina presencial, onde foram debatidas importantes questões que possibilitaram a identificação das competências de área e funcionais.

Competência de área

 

A estruturação do programa foi realizada a partir deste mapeamento, com o objetivo de desenvolver as competências necessárias aos profissionais do Sistema de Relações Internacionais.

Dimensões do programa

O programa está pautado em 3 dimensões:

  • Dimensão Contextual: Abrange as questões relativas ao cenário internacional e brasileiro, além das especificidades da Fiocruz.
  • Dimensão Conceitual: Fornece subsídios conceituais para melhor entendimento de todos os aspectos envolvidos nas atividades do Sistema de Relações Internacionais.
  • Dimensão de Integração: Promove a colaboração e fortalece as Redes de Aprendizagem.

Para desenvolver essas dimensões foram selecionadas estratégias educacionais customizadas, integradas e contextualizadas para a atuação do Sistema de Relações Internacionais, inspiradas nos princípios do Construtivismo e da Andragogia, que estimulam uma aprendizagem participativa e o intercâmbio de experiências. Analisando casos concretos laborais, essas estratégias visam a construção de projetos colaborativos integradores.

Estratégias Educacionais

Módulos, estrutura e objetivos educacionais

A trajetória do programa está dividida em 3 módulos, com períodos de encontro presenciais, atividades de integração e atividades online e, durante todo o percurso, apoiadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem exclusivo.

Módulo 1 - Dimensões de CT&I em Saúde nas relações internacionais: dimensão política e estratégica

Objetivos Educacionais: Desenvolver a visão sistêmica dos participantes, a partir da ampliação do conhecimento do contexto internacional, nacional e dos conceitos chave para as relações internacionais em saúde, relacionando com a atuação e o papel da Fiocruz.

Módulo 2 - Dimensões da Cooperação Internacional em CT&I em Saúde

Objetivos Educacionais: Desenvolver a capacidade de reforçar o sistema de cooperação internacional da Fiocruz, estabelecendo conexões internas e externas para troca de informações, geração e disseminação de conhecimentos na área.

Módulo 3 - Gestão das relações internacionais em CT&I em saúde

Objetivos Educacionais:  Desenvolver a capacidade de apoiar a gestão das relações internacionais em saúde, com ênfase na negociação, implementação, monitoramento e avaliação de projetos e atividades na área.

Projeto Integrador

1. ORIENTAÇÕES GERAIS                                                                                                         

Propósitos

O projeto integrador deste programa está pautado no conceito de avaliação formativa e visa promover a articulação entre teoria e prática, necessária para o exercício de uma ação em gestão inovadora. Busca-se construir, a partir do próprio espaço institucionalizado da Fiocruz, as relações entre as bases teóricas e as habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento das competências pretendidas com o Curso. Com esta perspectiva, espera-se que o profissional construa suas competências promovendo o diálogo entre a produção teórica ofertada durante o programa e a realidade concreta apresentada pela Fiocruz, consubstanciada a partir de experiências e iniciativas estratégicas.

A avaliação formativa contempla as 3 dimensões do programa e foi estruturada de forma a agregar os conhecimentos desenvolvidos ao longo da trajetória dos 3 módulos, abrangendo os principais conteúdos de cada um e sempre alinhada ao desenvolvimento das competências mapeadas e aos objetivos estratégicos da Fiocruz.

2. ORIENTAÇÕES PARA EXECUÇÃO DA TAREFA                                                              

Roteiros e Dinâmica

A linha mestra para as atividades propostas é a Tese 10 do VIII Congresso Interno Fiocruz, ocorrido em dezembro de 2017. Na ocasião foram delineadas diretrizes importantes para a área de Relações internacionais da instituição, que são o principal norte para o desenvolvimento dos profissionais que atuam neste sistema.

O trabalho está dividido em 3 partes, sendo uma ao final de cada módulo e uma tarefa final que agrega todas reflexões obtidas. Cada parte conta com um roteiro para a sua realização. As tarefas de cada módulo são individuais, mas a tarefa final pode ser elaborada em grupo – fica a critério de cada um. O roteiro de cada tarefa está descrito ao final de cada respectivo módulo.

Apresentação

As tarefas devem ser organizadas de forma a permitir a plena compreensão por parte do avaliador do seu processo de construção, das bases teórico-conceituais, dos objetivos e dos resultados alcançados, tendo sempre as demandas colocadas no roteiro como norteadoras.

A apresentação de trabalho escrito deve contemplar identificação, título do trabalho e referências bibliográficas. Cada trabalho não deve ultrapassar 6 laudas.

A apresentação da tarefa final não tem formato predefinido e pode ser qualquer tipo de artefato digital, desde que contemple identificação, referências bibliográficas / fonte e possam ser compartilhadas no ambiente virtual do programa e no repositório institucional ARCA.

Prazo para Entrega

As tarefas deverão ser entregues impreterivelmente nas datas especificadas para cada uma, divulgadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Exposição Final

O projeto final deve ser apresentado para todos os participantes, defendendo os argumentos apresentados e justificando a escolha do tipo de artefato digital. Após a exposição, os demais participantes e professores / tutores farão suas considerações sobre o material apresentado.

Carga horária, aprovação e certificação

O programa possui carga horária total de 100 horas, distribuídas em 48 horas de encontros presenciais e 52 horas de atividades online realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Critérios de aprovação e certificação:

1) Cumprir no mínimo 85% das atividades presenciais e 85% das atividades online;

2) Apresentar projeto desenvolvido ao longo do programa, que dialogue com as dimensões contextual, conceitual e de integração.

Local da realização das atividades presenciais: Fiocruz - Campus Manguinhos

Realização das atividades online: Campus Virtual Fiocruz

Período do programa: de agosto/2018 até maio/2019

Política de Acesso Aberto

A Escola Corporativa Fiocruz, assumindo seu compromisso com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da instituição, busca sempre compartilhar os materiais didáticos dos professores e produções acadêmicas dos alunos, visando democratizar o conhecimento e viabilizar o acesso à informação científica.  Por este motivo, sempre que possível, compartilharemos estes materiais no Repositório Institucional da Fiocruz - ARCA.

Cronograma

O cronograma poderá sofrer alterações no decorrer do curso, que serão divulgadas no site da Escola Corporativa Fiocruz e nos meios de comunicação pertinentes.

CRONOGRAMA

PERÍODO

Inscrição

18/julho a 02/agosto/2018

Divulgação dos profissionais selecionados

07/agosto/2018

Lançamento do programa

21/agosto/2018

Encontro presencial do módulo 1

21 e 22/agosto/2018

Encontro presencial do módulo 2

06 e 07/novembro/ 2018

Encontro presencial do módulo 3

 26 e 27/março/ 2019

OBS: As atividades online ocorrerão durante o percurso do programa, entre agosto/2018 e maio/2019.  

Coordenação do programa e equipe

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

EQUIPE RESPONSÁVEL

          

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Confira também a nossa galeria de imagens.

 

 

Tipo de Programa: