Back to top

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / FGV

Objetivo

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP/ FGV) é desenvolvido por meio de aulas expositivas, seminários e trabalhos em grupo com o suporte de recursos audiovisuais e multimídia. Dada a ênfase na aplicação prática dos conhecimentos, grande parte do trabalho nasce do debate e da troca de experiências entre os participantes. A metodologia parte da premissa de que os alunos são agentes ativos em seus processos de aprendizagem, com objetivos próprios e corresponsáveis pela qualidade do produto final.

O objetivo do curso é formar lideranças no setor público brasileiro, possibilitando ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora para atuação no campo da administração pública. O programa possibilita aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica.

A quem se destina (público-alvo)

Até vinte (20) servidores por turma, nas modalidades regular e intensiva, selecionados por meio de processo seletivo realizado pela FGV/Ebape, de acordo com os respectivos editais abertos à participação do público em geral.

Estrutura

O MAP apresenta duas modalidades de turmas:

Turma Regular

O curso é oferecido no período noturno (propicia, assim, que o aluno concilie o mestrado com sua atividade profissional) e deve ser concluído em 22 meses (com aprovação e defesa do trabalho final do curso). As aulas têm início em fevereiro de cada ano, tendo sua estrutura curricular dividida em trimestres.

Turma Intensiva

A modalidade tem a mesma estrutura curricular da turma regular, com exceção do calendário. Neste caso, as disciplinas são ministradas em módulos concentrados com duração de uma semana e intervalos de, aproximadamente, seis semanas. As aulas têm início em agosto de cada ano, sendo uma ótima oportunidade para as pessoas que residem e trabalham fora da cidade do Rio de Janeiro. A duração do curso é de 22 meses.

O MAP oferece aos alunos de ambas as modalidades – Regular e Intensiva, o Programa de Intercâmbio, no qual o aluno terá a chance de estudar no exterior durante o curso de mestrado, nas escolas de administração pública que fazem parte da rede de instituições parceiras da FGV/Ebape. Trata-se de uma oportunidade de estudar no exterior e continuar pagando normalmente a mensalidade no Brasil, sem acréscimo ou despesas extras na instituição de ensino, além de aproveitar seus créditos no programa.

Resultados esperados

Como resultado, espera-se o desenvolvimento dos servidores em conceitos de gestão, de modo a criar condições para uma ação profissional alinhada às diretrizes e projetos corporativos, ampliando as possibilidades de eficiência, eficácia e economia para o alcance dos objetivos organizacionais.

 

Clique aqui para acessar a galeria de imagens relativas a esta ação educacional.