Back to top

CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR - PARCERIA HSL

O curso

O curso, construído em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, visa a formação de profissionais do Instituto Nacional de Infectologia (INI) e do Instituto Fernandes Figueira (IFF), no sentido de desenvolver e atualizar os gestores em conteúdos e técnicas que busquem a eficiência e a efetividade, por meio de propostas de intervenções nos seus processos de trabalho.

Objetivo

O caráter inovador do curso é o fortalecimento dos Institutos Nacionais da Fiocruz, por meio da capacitação dos seus gestores, posicionados em cargos chave. A troca de experiências entre esses profissionais possibilita a gestão do conhecimento e a melhoria dos processos de ambos os institutos, o que reflete em sua prestação de serviços para a sociedade.

A quem se destina (público-alvo)

Profissionais do INI e do IFF, que possuem relevante papel na área de gestão destes institutos.

Estrutura

As capacidades específicas para a área de gestão são construídas pelos participantes em processos ativos e interativos, compreendendo
conceitos, habilidades e atitudes mobilizados para enfrentar situações relativas à gestão na área da saúde. O curso foi estruturado em dois eixos fundamentais, cujos conteúdos envolvem:

1- Governança e modelo de gestão hospitalar
• Planejamento estratégico
• Gestão do trabalho em saúde
• Gestão de processos
• Gestão da informação
• Gestão das áreas de apoio
• Gestão orçamentária e financeira
• Gestão da comunicação interna e externa
• Gestão das relações organizacionais

2- Gestão da operação – projetos e resultados
• Gestão da inovação e do aprendizado organizacional
• Gestão de projetos em saúde
• Gestão dos resultados em saúde
• Gestão da avaliação e incorporação tecnológica hospitalar

Resultados esperados

Competências gerais a serem desenvolvidas:

- Realizar a análise e o manejo de situações complexas, por meio do pensamento e da atuação estratégica, frente aos desafios da gestão de organizações de saúde.

- Conhecer técnicas gerenciais que permitam a identificação e proposição de alternativas inovadoras no campo da gestão hospitalar.

- Preparar os profissionais para estruturação de um modelo de gestão de riscos e segurança do paciente, fornecendo métodos e ferramentas para todas as fases de análise de riscos, gestão de eventos adversos e a melhoria dos processos e sistemas.

- Gerenciamento dos processos com vistas à ampliação da eficiência operacional, criando um ambiente seguro e propício à prática assistencial com otimização de recursos.

- Identificar oportunidades de melhoria em processos assistenciais e administrativos a fim de melhorar o desempenho institucional com o aumento da produtividade, a garantia de segurança e a satisfação dos pacientes, além da redução de desperdícios e do custo hospitalar.

- Capacidade de atuar na administração das áreas de tecnologia médica e no gerenciamento de todo o parque tecnológico da unidade.

- Conhecer modelos de gestão e organização dos serviços de apoio capazes de gerar conforto, segurança e bem-estar para os pacientes internados.

- Conhecer as diretrizes de abordagem clínica baseadas em evidência das principais doenças crônicas e agudas assistidas no âmbito de cada unidade.

- Construção de um sistema de gestão que vise a redução e/ou eliminação dos incidentes ocupacionais.

- Capacidade de avaliar a qualidade e a segurança da assistência à saúde prestada no âmbito das unidades assistenciais da Fiocruz.

- Conhecimento de novos modelos de gestão e habilidades em tornar os processos mais eficientes e eficazes, criar valor e manter a sustentabilidade da organização.

- Capacidade de gerar, gerir e avaliar a produção e a disseminação de novos conhecimentos em saúde e na gestão de instituições de assistência, ensino e pesquisa.

- Capacidade de identificar problemas na produção do cuidado à saúde e elaborar planos de intervenção que promovam a melhoria da assistência à saúde da mulher, da criança, do adolescente e do portador de doenças infecciosas.

- Capacidade de identificar necessidades de aprendizagem de acordo com o perfil de atuação de cada unidade, seja dos profissionais envolvidos com o cuidado, gestão, pesquisa, ensino ou serviços de apoio, além daquelas relacionadas aos usuários dos serviços, familiares e/ou responsáveis.

- Conhecer as funções do administrador hospitalar, do planejamento estratégico em hospitais, a organização estrutural de um hospital e os principais desafios dos serviços de saúde.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens relativas a esta ação educacional.