Back to top

CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS - FDC

 

Objetivo

O curso Desenvolvimento de Competências Gerenciais, foi criado em parceira com a Fundação Dom Cabral (FDC), e integra o Projeto Liderança e Resultados do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).

O curso tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados a quatro competências gerenciais mapeadas pela Fiocruz: Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Gestão Pública e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Por ser uma instituição voltada para a educação de adultos, a FDC utiliza estratégias educacionais adequadas, particularmente, da Andragogia. É prática comum da FDC promover atividades em sala utilizando os conceitos da espiral do conhecimento, de Nonaka e Takeushi, como forma de criação do conhecimento.

Para o curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais da Fiocruz, a FDC adota, entre outras, a teoria cognitiva da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, valorizando o conhecimento prévio de cada participante e permitindo que esse possa ter uma aprendizagem gratificante e eficaz.

O objetivo é criar um contexto de capacitação, que permita não só a troca de experiências entre os participantes do Programa, mas, sobretudo, o estímulo a um diálogo estratégico que favoreça a construção de uma equipe integrada pela consciência do papel de arquitetos do futuro da Fiocruz.

ATENÇÃO: A Escola Corporativa atualizou o conteúdo junto a FDC e realizará mais turmas do Curso Desenvolvimento de Competências ainda em 2018.

A quem se destina (público-alvo)

O público alvo do curso de Desenvolvimento de Competências Gerencias são os gestores com cargo comissionado (DAS 1, 2 e 3) e coordenadores, além das equipes de programas/projetos estratégicos.

Estrutura

No período de 2014 a 2016, o curso foi realizado para cinco turmas com a participação de 175 servidores de todas as unidades da Fiocruz.

Resultados alcançados

A pesquisa realizada com os participantes apresentou resultados bastante positivos em relação ao curso, dos quais podemos citar:

- 97,4% afirmaram que aplicaram conhecimentos adquiridos durante o curso.

- 96,5% disseram que o curso contribui para melhorar a relação pessoal com os integrantes da equipe.

- 97,4% afirmaram que a troca de experiências e conhecimentos durante o curso contribuiu para a melhoria dos resultados na área de atuação.

- 95,7% classificaram o curso como Excelente/Muito Bom.

 

Clique aqui para acessar a galeria de imagens relativas a essa ação educacional.