Back to top

ENCONTRO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO FIOCRUZ

Objetivo

O Encontro de Inovação na Gestão Fiocruz e o Prêmio de Inovação na Gestão visam a valorização dos profissionais da gestão por meio do incentivo à inovação e à melhoria do desempenho em nossa instituição de Ciência & Tecnologia para o SUS.

Ele faz parte de um conjunto de estratégias adotadas pela Presidência da Fiocruz, como o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), que tem como proposta oferecer ações de educação formal e não formal, em um ciclo contínuo e permanente, para o desenvolvimento das competências gerenciais. O curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais (Fundação Dom Cabral), o Mestrado em Política e Gestão de C&T em Saúde (ENSP/Fiocruz), a Especialização em Gestão em Organizações de C&T em Saúde (ENSP/Fiocruz) e o Mestrado em Administração Pública (FGV) são algumas das iniciativas que estão sendo realizadas.

Os temas centrais do Encontro são a inovação e o desempenho institucional, que objetivam a qualificação dos resultados dos processos organizacionais, tanto no nível tático-operacional, quanto no estratégico. Os conteúdos em questão fazem parte dos recursos basais necessários ao desenvolvimento dos mapas estratégicos do Plano Quadrienal Fiocruz (PQ-Fiocruz).

Prêmio de Inovação na gestão

O Prêmio de Inovação na Gestão Fiocruz tem como objetivo principal valorizar e disseminar as experiências de boas práticas na gestão que tenham produzido mudanças positivas para o serviço público e para a sociedade.

A quem se destina (público-alvo)

Todos os trabalhadores da Fiocruz, especialmente aqueles que atuam nas áreas de gestão.

Estrutura

Tomando como base a estrutura do primeiro Encontro, o evento é organizado da seguinte forma:

  • Conferência Magna: realizada por um profissional de referência no assunto em questão.
  • Painéis: discorrem sobre temas importantes para a gestão pública com profissionais da Fiocruz e convidados externos.
  • Oficinas: dinâmicas eminentemente práticas, que proporcionam a difusão de conhecimento e experiências das unidades da Fiocruz, por meio de reflexão e debate sobre temas atuais da gestão. São discutidas abordagens, processos e tecnologias de gestão e seus aprimoramentos voltados para a Fiocruz.
  • Comunicações Coordenadas: os autores das dez melhores experiências, selecionadas pela comissão julgadora do Prêmio de Inovação na Gestão Fiocruz, apresentam seus trabalhos na forma de comunicações coordenadas para toda a comunidade Fiocruz, possibilitando a sua divulgação e debates para o aprimoramento das práticas em curso em nossa Instituição.
  • Cerimônia de Premiação: a premiação dos trabalhos sobre inovação das práticas de gestão ocorre no final do evento e conta com a presença do presidente e de todos os vice-presidentes da Fiocruz.

Resultados esperados

Divulgar, mobilizar e fomentar a institucionalização de práticas gerenciais de excelência em curso na instituição, bem como debater possibilidades futuras de aprimoramento de outras com potencial inovador.

A intenção é criar um relevante ambiente de debate e reflexão técnico-científica com evidente potencial de estímulo e fomento à inovação e à excelência do trabalho de analistas e gestores de Ciência, Tecnologia e Informação, repercutindo diretamente nos resultados das diversas e complexas atividades finalísticas de nossa Instituição, e, consequentemente, no desenvolvimento socioeconômico regional e nacional, no campo da saúde e C&T.

Período de realização

O 1º Encontro de Inovação na Gestão Fiocruz aconteceu no período de cinco a oito de outubro de 2015 e contou com participantes de peso, como Henry Mintzberg, Marisa Eboli, José Alberto Bucheb, entre outros.

O primeiro colocado foi o trabalho Credenciamento de Bancos de Leite Humano, inscrito pelo coordenador da Rede Brasileira e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, e sua equipe do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF).

O prêmio de segundo lugar, entregue por Pedro Barbosa, foi para o projeto Escritório de Captação: Uma Experiência de Desenvolvimento, Implantação e Consolidação, proposto por Odilon José Lino Filho, da Casa de Oswaldo Cruz (COC).

O terceiro lugar, anunciado por Nísia Trindade, foi para o trabalho Implantação da Gestão por Processos na Fiocruz: Alinhamento e Excelência Operacional, proposto pela equipe da Coordenação da Qualidade da Fiocruz (Presidência). O troféu foi recebido pela coordenadora da CQuali, Mirian Cohen.

Assista os Vídeos da Premiação: http://seminarios.fiocruz.br/event/4/cfvideo

Fique atento para a divulgação do próximo encontro e prêmio de inovação na gestão!

 

Clique aqui para acessar a galeria de imagens relativas a esta ação educacional.