Back to top

FORESIGHT: MÉTODOS E APLICAÇÕES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Objetivo

O Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e a Escola Corporativa Fiocruz promoveram, em abril de 2017, o curso Foresight: Métodos e Aplicações em Ciência, Tecnologia e Inovação, para formar profissionais da instituição nas técnicas e ferramentas dos estudos de futuro. O curso é fruto de parceria com o Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação da Universidade de Campinas (Geopi/Unicamp).

O Foresight é uma abordagem metodológica adotada por organizações de pesquisa, governos e empresas em todo o mundo na produção de informação qualificada para gestão estratégica e planejamento de longo prazo. Os estudos ampliam a capacidade institucional de dialogar com a sociedade e influenciar cenários positivamente.

O curso apresenta e discute a origem, os conceitos e a finalidade dos estudos de Foresight, as metodologias já aplicadas e consolidadas e estudos de casos, em especial, os que envolvem organizações públicas. Tem por objetivo capacitar profissionais das diversas áreas da Fiocruz, especialmente aquelas relacionadas à gestão da inovação, planejamento estratégico e gestão da informação, nos fundamentos e nas principais técnicas e ferramentas empregadas em estudos de futuro.

A quem se destina (público-alvo)

Profissionais de todas as unidades da Fiocruz, com foco no planejamento e visão de futuro de sua unidade.

Estrutura

Com carga horária de 56 horas, o curso é voltado aos profissionais da Fiocruz que atuam em planejamento e gestão na área de ciência e tecnologia. Ele busca incentivar a formação de uma rede interna de colaboração que possibilite conjugar esforços no desenvolvimento de estudos de Foresight em temas de interesse institucional.

Resultados esperados

A iniciativa de promover o curso Foresight: Métodos e Aplicações em Ciência, Tecnologia e Inovação sintoniza-se com as estratégias de construção da Fiocruz do futuro. O Centro do Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), concebido como espaço de produção e articulação de conhecimentos, assumiu como um de seus eixos de atuação o desenvolvimento de estudos prospectivos, para identificar e antecipar cenários que podem afetar o desenvolvimento da instituição e do país, com a intenção de iniciar uma cultura de prospecção na Fiocruz e criar uma rede de profissionais que atuem nos estudos de futuro.

Devido à grande procura pelo curso, estão sendo estudadas novas oportunidades de desenvolvimento neste tema.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens relativas a esta ação educacional.

Tipo de Programa: