Aula presencial do Doutorado Gestão e Tecnologia Industrial

A primeira aula presencial do curso de Doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial do Centro Universitário SENAI CIMATEC, promovido pela Escola Corporativa Fiocruz, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), com a disciplina “Tópicos especiais em ferramentas de proteção da propriedade industrial com foco em patentes” foi ministrada na semana passada, no Campus Maré Fiocruz, para a Turma composta por servidores da Fiocruz em cargos de gestão. A aula teve como objetivo situar o aluno no cenário da propriedade industrial, por meio de uma abordagem geral em que se apresenta desde o histórico da patente no Brasil e o seu papel, a importância da propriedade industrial para a área farmacêutica, a licença compulsória, a legislação sobre inconstitucionalidade na vigência de patentes até as atualizações e os pontos históricos no país e no mundo. A professora titular do Cimatec, Dra. Bruna Machado, que está ministrando a aula, ressalta que a conceituação correlaciona também patentes como fonte de informação tecnológica para o desenvolvimento social, científico e, também, tecnológico. “Objetivamos que o aluno tenha o entendimento do contexto da propriedade intelectual no âmbito da saúde, segmento onde os gestores trabalham no dia a dia", observa.