A Escola Corporativa

A educação é um dos pilares fundamentais da Fiocruz. Trata-se de um importante insumo para a promoção da saúde, o fortalecimento do SUS e o aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde.

Dessa forma, a educação contribui para que a Fiocruz cumpra seu papel de instituição pública e estratégica de saúde. Nesse contexto, surge a Escola Corporativa, que vem para reforçar e viabilizar o compromisso de promover educação para o desenvolvimento das pessoas no ambiente organizacional.

Nossa Missão

Oferecer ações educacionais para o desenvolvimento dos talentos humanos e das competências organizacionais, promovendo a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento, através de um processo de aprendizagem ativa e contínua, e gerando resultados.

Nossa Visão

Ser reconhecida pelos dirigentes e trabalhadores da Fiocruz como o principal dispositivo organizacional para dar suporte às estratégias da instituição e promover o crescimento e a valorização profissional dos seus servidores.

Premissas

Modelo Pedagógico

Nossa visão educacional considera a teoria sociointeracionista, o construtivismo e o conectivismo como bases fundamentais para a construção coletiva do conhecimento.

Sustentamos nossa atuação em pressupostos da Andragogia (arte ou ciência de orientar adultos a aprender). Essa orientação considera o conceito do aprendente: aquele que se insere em um processo educativo com diferentes quantidades e qualidades de experiência, disponibilidade para aprender e receber orientação pragmática.

Características do nosso modelo pedagógico:

- Processo de ensino-aprendizagem mais ativo e focado na experiência e na solução de problemas;

- Ensino híbrido, integrando várias áreas do conhecimento, metodologias ativas, atividades presenciais e virtuais;

- Currículos flexíveis, que permitam a personalização para atender as necessidades da educação em nível corporativo;

- Os espaços de aprendizagem ultrapassam as salas de aula, presenciais ou virtuais. Ocorre, assim, a ampliação para os espaços de trabalho e para as comunidades de prática e das redes sociais, além da articulação dos processos mais formais de ensino/aprendizagem com os informais de educação aberta e em rede.

Nossas competências profissionais

Nossas atribuições

- Desenvolver programas e práticas educacionais contínuas no plano corporativo que potencializem a realização do plano estratégico da Fiocruz;

- Promover a difusão e a apropriação dos conhecimentos gerados nas práticas de educação corporativa que favoreçam o aprendizado organizacional e promovam a aplicação de soluções conjuntas;

- Coordenar, monitorar e avaliar os planos de capacitação das unidades direcionados ao desenvolvimento das competências necessárias à estratégia organizacional;

- Realizar consultoria interna para projetos de intervenção na área de desenvolvimento de pessoas.

Nosso plano de desenvolvimento

O objetivo do Plano de Desenvolvimento é estruturar um conjunto alinhado de ações de educação corporativa, de modo a desenvolver competências necessárias (conhecimentos, habilidades e atitudes) nos servidores da Fiocruz para o alcance dos objetivos definidos nos eixos do Plano Quadrienal.

Para o alcance dos objetivos estratégicos prioritários para a instituição, será desenhado um conjunto de programas e ações em parceria com as áreas e lideranças responsáveis. O desenho dessas ações seguirá uma metodologia de planejamento que prevê a identificação de conhecimentos críticos e a definição das estratégias de aprendizagem mais adequadas, considerando a arquitetura para aprendizagem em rede.

Nossa Equipe

Carla Kaufmann