![](https://escolacorporativa.fiocruz.br/sites/default/files/styles/large/public/escola.jpg?itok=h0x-hEbg)
No dia 4 de julho de 2017 o Curso de Especialização em Gestão de Ciência e Tecnologia em Saúde encerrou sua fase presencial, com a disciplina de Tópicos em Gestão. O curso, ofertado pela Escola Corporativa Fiocruz em parceria com a ENSP, foi iniciado em 1º/8/2016 e formará 19 servidores. Agora, com o término das aulas, os alunos passam a focar exclusivamente no desenvolvimento de seus projetos e trabalhos de conclusão de curso.
A fase de concentração do curso contou com aulas expositivas dialogadas, cujo objetivo principal foi apresentar as perspectivas e os processos estratégicos do plano de longo prazo da Fiocruz, aprovado no Congresso Interno, de forma a estimular o conhecimento dos alunos sobre as principais questões e desafios da Fiocruz.
A disciplina final abordou casos práticos da Fiocruz sobre os temas gestão estratégica de pessoas e governança para inovação, e os alunos foram envolvidos em situações-problema, nas quais buscaram coletivamente apontar soluções aos entraves apresentados. As estratégias seguiam uma abordagem adaptada da metodologia criada pelo professor Leonardo Carap, da Fundação Getúlio Vargas, que tem como inspiração a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, método surgido no final dos anos 60, na McMaster University Medical School, no Canadá.
A Escola Corporativa continua acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos até a conclusão efetiva do curso, que terá oferta de nova turma em 2018.
- Login para postar comentários