Programa de Capacitação  em  Qualidade avança com novo curso

Parceria entre a Escola Corporativa e a Coordenação de Qualidade da Fiocruz tem por objetivo a criação de um Sistema de Gestão Integrada

Como forma de continuidade ao Programa de Capacitação da Qualidade, a Escola Corporativa e a Coordenação de Qualidade da Fiocruz ofereceram aos trabalhadores da área de qualidade da instituição o curso de Interpretação e Implantação da Norma OHSAS 18001:2007 – Sistema de Gestão da Segurança no Trabalho, que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro de 2017, no auditório da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), ministrado por Vania Freitas, trabalhadora de Bio-Manguinhos. O curso é a sexta ação realizada pelo Programa, lançado em setembro de 2016.

Renata Souza, da Coordenação da Qualidade, explicou que o curso está inserido dentro de um “projeto maior” que é o Sistema de Gestão Integrada, em curso desde o início do ano na Fiocruz. Para ela, o maior objetivo desses encontros é “capacitar trabalhadores para internalizar os conhecimentos adquiridos dentro das suas rotinas nas unidades de trabalho”. Renata destacou ainda a “parceria de sucesso” com a Escola Corporativa da Fiocruz.

Carla Kaufmann, coordenadora da Escola Corporativa, destacou a importância institucional do Programa como forma de desenvolver conhecimentos para à área, de forma contínua e integrada, durante um ciclo de gestão. Carla destacou também que o programa já oferece bons indicadores e que a frequência dos alunos atinge o percentual de 95%. “Vocês são parte dessa rede que fortalece o aprendizado”, afirmou, dirigindo-se ao grupo de trabalhadores participantes do curso.

Sobre Programa

O Programa de Capacitação em Qualidade tem como base as competências e os objetivos da Coordenação de Qualidade. Seu objetivo é contribuir para o aprimoramento das competências da Qualidade (conhecimentos, habilidades e atitudes) essenciais para o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Qualidade Fiocruz. O Programa é direcionado aos trabalhadores das áreas de qualidade das diversas unidades da instituição e sua metodologia é orientada pelo alinhamento estratégico e o desenvolvimento de competências necessárias à melhoria da gestão. O Programa foi criado no segundo semestre de 2016 e tem vigência de dois anos, terminando em 2018.

Tags: