A turma de 2017 do Mestrado profissional em Política de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde iniciou o ano letivo de 2018 realizando seminários internos preparatórios para a qualificação dos trabalhos. São previstos quatro encontros nesse formato para que os 17 alunos do curso consigam apresentar o andamento de suas pesquisas. No último dia 5 de março (segunda-feira), o segundo desses encontros ocorreu com a presença dos dois coordenadores do curso, José Maldonado e Carlos Gadelha. A diretora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, também acompanhou as apresentações. O mestrado profissional ocorre por meio de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) e a Escola Corporativa.
No seminário interno, os alunos apresentam o tema, objeto, objetivos, relevância, metodologia, fundamentação teórica, resultados esperados, referências e cronogramas de suas pesquisas. Embora assistam às explanações e em seguida comentem os trabalhos, os coordenadores do curso esclarecem que os orientadores são soberanos e que a avaliação da dupla nos seminários em medida alguma substitui à da banca da qualificação, pela qual eles passarão na sequência natural do curso.
Gadelha frisou bem o papel da atividade que, segundo ele, objetiva ajustar a contextualização das pesquisas – que visam contribuir com demandas reais de gestão da Fiocruz – com o conteúdo do curso, no âmbito da Ensp e da própria Fiocruz como um todo, mas respeitando as hierarquias estabelecidas pelo rito processual. “O espírito do seminário é auxiliar o alinhamento da pesquisa sem tirar a autonomia dos orientadores”, alegou.
Além dos orientadores, os alunos possuem auxílio de tutores, que normalmente são profissionais indicados pela Escola Corporativa que atuam em áreas nas quais os mestrandos estão desenvolvendo suas pesquisas. “Os tutores auxiliam também nesse alinhamento estratégico do estudo com a realidade do que vem sendo desempenhado na Fiocruz”, explicou Kaufmann, diferenciando assim o papel dos tutores e dos orientadores, que são responsáveis acadêmicos pelas pesquisas junto com os alunos.
As apresentações ocorreram durante toda a manhã. A expectativa é que todos os alunos passem pela qualificação nos próximos meses para que possam concluir as defesas de suas dissertações no primeiro trimestre de 2019.
Sobre o curso
O Mestrado Profissional nasceu da necessidade de qualificar os profissionais das instituições públicas de referência do Sistema Nacional de Inovação em Saúde frente às mudanças necessárias no padrão de gestão vigente nestas organizações. Tais mudanças se dão em função tanto dos novos requisitos colocados pelos avanços no processo de geração do conhecimento, como na pressão social para que este processo seja conduzido buscando-se a efetiva aplicação social do conhecimento gerado.
O curso passa a se inserir na estratégia da Fiocruz de formação gerencial e de qualificação dos profissionais da área de gestão, compondo assim o Programa de Desenvolvimento Gerencial da Escola Corporativa Fiocruz.
- Login para postar comentários