Programa de Capacitação da Qualidade alcança objetivos no primeiro semestre de 2018

O programa de Capacitação da Qualidade, promovido pela Escola Corporativa em parceria com a Coordenação da Qualidade da Fiocruz (Cquali) tem obtido êxito em 2018 com relação às ações planejadas e realizadas. A Escola Corporativa tem buscado oferecer um serviço qualificado valorizando cada vez mais a prática da utilização de talentos internos como instrutores nas capacitações, possibilitando também a troca de informação entre as unidades, gerando assim maior grau de interação entre as áreas.

As capacitações são direcionadas aos profissionais envolvidos diretamente nos processos da qualidade e sua efetividade é avaliada de acordo com indicadores utilizados pela Escola Corporativa. De acordo com as avaliações, 92% dos participantes envolvidos consideram que as capacitações contribuíram para sua formação profissional através da promoção de conhecimentos e melhoria do desempenho.

Clique aqui para conferir os detalhes dos cursos capacitação deste primeiro semestre.

Tecnologia como parceira no aprendizado

O uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) tem sido cada vez mais constante, pois nele ficam disponíveis todo o material didático, fotos dos eventos e certificados, além de promover a troca de informações entre os participantes, uma vez que tem acesso também ao material de outras capacitações. As ferramentas da Tecnologia da Informação têm sido utilizadas cada vez mais para dinamizar o trabalho, tais como: Inscrições por formulários on-line, avaliação de reação e as entregas dos certificados, uma vez que os alunos são avisados por e-mail assim que são disponibilizados no AVA.

Além disso, o aluno tem a possibilidade de imprimir ou não o material didático, já que este tem acesso contínuo e ficam disponíveis para consultas futuras, sendo atualizado sempre que necessário.

Programa tem alto índice de eficiência

O Programa de Capacitação da Qualidade está passando por uma atualização e um novo programa está previsto para iniciar em janeiro de 2019. É importante ressaltar que a iniciativa está aberta a mudanças sempre que estas forem necessárias.

Segundo avaliação, o programa atual alcançou os objetivos esperados e promoveu cerca de 70% das capacitações planejadas. Para o segundo semestre, a previsão é que esse índice seja acrescido em 15%.

Veja a seguir o Cronograma previsto para o segundo semestre de 2018:

AGOSTO

• Curso de Boas Práticas na Pesquisa (OMS/IRR e Fapesp) - ICC
  • Curso de Boas Práticas na Pesquisa (OMS/IRR e Fapesp) – IGM
  • Curso de Boas Práticas Clínicas – Campus Manguinhos
  • Curso Indicadores Para assistência (VPAAPS)

SETEMBRO

• Curso de Boas Práticas na Pesquisa (OMS/IRR e Fapesp) – ICTB
  • Curso de Boas Práticas na Pesquisa (OMS/IRR e Fapesp) – Fiocruz MS
  • Curso de Boas Práticas na Pesquisa (OMS/IRR e Fapesp) – IFF
  • Curso para Estruturação de Núcleos de Segurança do Paciente (VPAAPS)
  • Curso de Boas Práticas Clínicas – Campus Manguinhos