A diretora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, esteve presente na 9ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (Confoa 2018), realizada no início do mês, em Lisboa, onde apresentou o Programa de formação modular sobre Ciência Aberta. Na ocasião, a servidora detalhou a proposta educacional, características e mecanismos de interface com os estudantes. O programa de formação em Ciência Aberta resulta de uma parceria entre Coordenação de Informação e Comunicação/VPEIC; Campus Virtual Fiocruz/VPEIC; Escola Corporativa Fiocruz/Cogepe e Universidade do Minho (Portugal). Na ocasião, também foi apresentada a estrutura do programa, considerando os temas principais e o protótipo do ambiente virtual de aprendizagem, que será executado no formato MOOCs – Massive Open Online Courses (Curso online aberto e massivo) –. Os dois primeiros cursos estão em fase de finalização e a expectativa é que as inscrições sejam abertas ainda em 2018.
A demanda pelos cursos surgiu devido aos avanços na implantação da Política de Acesso Aberto na Fundação. Com a iniciativa, a Fiocruz consolida seu compromisso com a democratização do conhecimento e do acesso à informação científica, cujo objetivo é fomentar a cultura da Ciência Aberta em seus diferentes âmbitos, visando ampliar o conhecimento e desenvolver nos participantes da Fiocruz e da comunidade a capacidade para aplicação e disseminação de tais conceitos. No mês de novembro o programa será apresentado à comunidade Fiocruz.
A formação online em Ciência Aberta na Fiocruz tem como principal público os alunos das iniciativas de pós-graduação da instituição (especialização, metrado e doutorado), contudo, a ideia é que posteriormente os cursos sejam abertos à toda a comunidade interessada. O programa está estruturado em três pilares temáticos: Fundamentos da Ciência Aberta (conceito sobre as dimensões da Ciência Aberta, panorama histórico no cenário mundial e brasileiro, e a questão dos marcos legais); Pesquisa Aberta (com foco em Acesso e Dados Abertos) e Educação Aberta (panorama histórico e Recursos Educacionais Abertos).
Sobre a Confoa:
A Confoa é organizada desde 2010 pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Instituição que sedia o evento. A Conferência alterna anualmente seu local de realização entre Portugal e Brasil, reunindo as comunidades portuguesa e brasileira que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento e com a ciência aberta. O propósito dessa junção é promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre a temática do acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas.
Algumas fotos do evento estão disponíveis no site da Escola Corporativa pelo link:http://escolacorporativa.fiocruz.br/?q=node/167
- Login para postar comentários