Os servidores da Fiocruz que almejam uma vaga no Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde ainda podem se inscrever até a próxima terça-feira (12/3) no processo seletivo. O preenchimento do formulário de inscrição na plataforma SIGA deverá ser efetuado até às 11 horas e a documentação enviada até às 16 horas do mesmo dia. O Mestrado Profissional é uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) em parceria com a Escola Corporativa Fiocruz. Em 16 anos de existência, a Ensp formou 185 mestres pelo programa e suas dissertações impulsionaram áreas como gestão de qualidade e gestão ambiental, além de ser referência para a criação de instâncias como a própria Escola Corporativa Fiocruz.
Formando da última turma do mestrado, o analista de gestão na Ensp Gabriel Avancini afirmou que “o conhecimento adquirido nas aulas possibilitou obter uma visão holística das atividades realizadas e representa desafios para Fiocruz”. Gabriel citou a importância de estudar a história do SUS e o seu funcionamento, o Complexo Econômico e Industrial da Saúde e toda a rede de inovação de equipamentos e medicamentos que fazem parte dele. O aprendizado o fez entender melhor, por exemplo, o que é uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e a sua importância e complexidade para aquisição de conhecimento necessário para a produção de vacinas.
Gabriel comentou ainda sobre seu trabalho final e a relação direta com suas funções na instituição. “Acredito que a proposta de intervenção tem muito potencial para ser aplicada integralmente e muitas das ideias já estão sendo utilizadas”. Sua pesquisa tem como base um processo de planejamento das contratações orientadas pela Instrução Normativa nº 05/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), sendo apoiado em três dimensões: processos internos, estrutura e estratégias de implementação.” disse.
O Mestrado Profissional também contribui para a melhora do desempenho dentro da instituição, como no caso da servidora Daniela Rangel, lotada em Farmanguinhos. Ela avalia que depois do curso sente-se mais capacitada para exercer o cargo de gestão da sua unidade, além de ter mais confiança no seu trabalho e maior facilidade na comunicação em público, aprendizado decorrente dos trabalhos e apresentações realizados ao longo do curso.
Daniela destaca também a organização e o desenvolvimento de novas habilidades. “O Mestrado Profissional proporcionou aos participantes uma melhor qualificação para atuarem em Instituições de Ciência e Tecnologia em Saúde e para a construção de processos de gestão mais eficientes e inovadores, visto que transmitiu conhecimentos atualizados sobre uma variedade de temas relacionados à gestão pública e ao SUS”. Para Daniela, o curso possibilitou também a interação com pessoas de diferentes unidades da Fiocruz e o desenvolvimento de habilidades para a construção de pesquisas e planejamento de processos. “Em relação à organização, o Mestrado foi muito bem conduzido, proporcionando um ótimo ambiente de estudo aos alunos”.
A servidora Elaine Lúcia, analista de gestão do INCQS, recorda que durante o mestrado foi chamada por sua unidade para compartilhar informações sobre o seu projeto de pesquisa, cujo objetivo foi “trazer os fatores críticos de sucesso, benefícios e desafios da implementação de um modelo de gestão baseado em conhecimento; e uma proposta de governança com os elementos críticos de um modelo que podem ser testados por um projeto piloto em alguma unidade”. Elaine comemora que suas propostas foram aceitas e colocadas em prática pelo INCQS.
Saiba mais
O mestrado profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde é coordenado pelos servidores da Ensp, Carlos Gadelha (clique aqui e assista a chamada) e José Maldonado. Todas as informações referentes ao processo seletivo poderão ser obtidas no site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br) link Inscrição > Saúde Pública Ensp.
- Login para postar comentários