Cinco alunos do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP), realizado em parceria da Escola Corporativa Fiocruz com a Fundação Getúlio Vargas/EBAPE, participaram, no segundo semestre de 2018, do Programa Alumni/EBAPE. Os servidores da Fiocruz estiveram vinculados ao Field Project, atuando como tutores de alunos do International Business Education Alliance (IBEA), instituição internacional de ensino. O Curso é resultado de um consórcio que inclui a University of Mannheim Business School (Alemanha), a University of South Carolina-Darla Moore School of Business (Estados Unidos), a ESSEC Business School (escola francesa, mas no campus Cingapura) e a FGV EBAPE (Brasil).
Os alunos do IBEA são oriundos de países diversos (turma multicultural) e estudam durante um semestre em cada uma das universidades que formam o consórcio. O objetivo do IBEA é formar lideranças multiculturais, profissionais capazes de compreender distintos cenários e perceber as diferentes perspectivas sobre determinado assunto, integrando à cultura corporativa ações de inclusão multicultural.
Fiocruz vira estudo de caso
No Brasil, ao longo do segundo semestre de 2018, A FGV/EBAPE tomou a Fiocruz para estudo de caso com a ideia de proporcionar aos estudantes do IBEA uma experiência organizacional concreta na Gestão Pública brasileira. A atuação dos egressos do Mestrado Profissional deu-se no sentido de apoiar os alunos do IBEA na obtenção de dados para auxiliar na compreensão e resolução dos desafios identificadas na Fiocruz.
A metodologia combinou aulas expositivas, palestras e projetos de campo. Os grupos foram organizados com cinco ou seis alunos. Cada grupo atuou em um projeto específico elaborado a partir do conhecimento do cotidiano das unidades de pertencimento dos tutores e da identificação de situações-problema. Dessa forma, a metodologia incentivou o aluno a problematizar a realidade conhecida e a buscar respostas para seus questionamentos.
O Field Project envolveu os tutores e as equipes da unidade/setor que, direta ou indiretamente, contribuíram para incentivar esse processo de reflexão e de tomada de decisões quanto aos caminhos a serem seguidos para o alcance de soluções dos problemas percebidos. Para Ernane Novaes, da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional-VPGDI, o Programa possibilitou desenvolver competências para a solução de problemas. Ernane ressaltou que sua participação no Field Project permitiu a utilização do BI (Business Intelligence) no trabalho. O BI é o uso de um conjunto de processos (coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento) que permite entregar aos tomadores de decisões informações corretas para que investimentos sejam feitos de forma a trazer bons resultados. Para Juliana Bezerra, de Biomanguinhos, a tutoria no Field Project estimulou a busca de conhecimento por meio da pesquisa e ajudará a melhorar a gestão da Fiocruz.
Em algumas unidades as técnicas e estratégias aprendidas no processo de tutoria já estão em fase de execução, visando superar as dificuldades e obstáculos detectados.
Quem são os servidores tutores
Ernane Dantas Novaes (Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional-VPGDI), Filipe Carvalho Alarcão Paes (Farmanguinhos), Juliana Bezerra de Souza (Biomanguinhos), Carlos Roberto Pinto Pereira (Instituto Fernandes Figueira-IFF), Sejane Waltrudes Lamour Gomes (Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP). Também participou do Alumni Elaine Lúcia da Silva, do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.
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