Entre os dias 13 e 16 de agosto, os novos pesquisadores da Fiocruz participaram de uma série de atividades de integração. A ação, desenvolvida pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz), teve o apoio técnico da Escola Corporativa. Além dos pesquisadores lotados no Rio de Janeiro, os servidores das unidades regionais também estiveram presentes ao evento, que em sua primeira semana teve por objetivo apresentar temas relacionados à pesquisa, governança, coleções biológicas e planejamento, entre outros. O programa desenvolvido para os 58 novos pesquisadores (42 lotados no Rio de Janeiro e 16 em nove unidades regionais) é dividido em duas etapas: uma de concentração – que ocorre em agosto e setembro – e outra de compartilhamento, na qual os pesquisadores deverão organizar seminários científicos, com base nos conteúdos abordados nos encontros presenciais.
Em sua primeira semana da fase de concentração, além das palestras realizadas no campus Manguinhos, os pesquisadores participaram de uma visita guiada ao Castelo Mourisco no primeiro dia da integração, quando puderam conhecer um pouco mais sobre a história da instituição. A etapa de concentração do programa será concluída na semana de 17 a 20 de setembro.
O coordenador da Diretoria Executiva da Vice-presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Juliano Lima, ministrou a palestra de abertura do evento apresentando o tema ‘Sistema de Governança na Fiocruz’. O coordenador falou sobre o modelo de gestão democrático e participativo da Fiocruz, enfatizando o sistema de eleições internas da instituição desde o Conselho Deliberativo até a Presidência. Juliano explicou, ainda, o papel estratégico de Estado da Fiocruz perante o SUS e à sociedade, bem como o funcionamento interno de suas Câmaras Técnicas e discorreu sobre a Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos.
Presente durante a abertura e demais atividades da semana, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Andréa da Luz, destacou o intuito da ação por parte da Direção. “O objetivo maior deste programa é promover um ambiente de aprendizagem institucional em que os pesquisadores já tenham contato com as principais políticas e desafios da Fiocruz e estabeleçam redes de trabalho para que suas pesquisas estejam conectadas com estes desafios”, explicou.
Os oito encontros presenciais e o conteúdo elaborado para acesso via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) abordam os seguintes eixos temáticos: 1) Sistema de governança e gestão; 2) O futuro da saúde e do SUS; 3) Ciência, tecnologia e inovação em saúde; 4) Educação, informação e comunicação em saúde; 5) Vigilância em saúde; 6) Saúde, ambiente e sustentabilidade; 7) Saúde, estado e cooperação internacional; 8) Gestão do trabalho. A etapa de concentração será concluída na semana de 17 a 20 de setembro.
Outros temas abordados
Ainda dentro da programação, na primeira semana da fase de concentração foram debatidos temas diversos de interesse dos pesquisadores, como por exemplo, ‘Ética e Integridade em Pesquisas’, que promoveu um debate entre os professores Sergio Rêgo e Murilo Vilaça . O coordenador-geral de Planejamento Estratégico, Ricardo Godoi, e o analista de gestão, Fabio Lamim, apresentaram o Sistema de Planejamento e Gestão da Fiocruz. A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira, falou sobre os temas relacionados à educação, como os programas de mestrado e doutorado na Fiocruz, e também apresentou algumas fontes de informação dentro da instituição. Cristiani buscou explicar o processo da Ciência Aberta, que ainda traz muita dúvida para todos os pesquisadores.
O tema ‘Ciência e Tecnologia e Inovação em Saúde’ fechou a tarde de quinta com a palestra Milton Moraes Ainda na quinta, Maria de Fátima Baptista falou sobre o ‘Programa de Iniciação Científica’; Manuela da Silva, abordou as ‘Coleções Biológicas’; Lilian Bressan, explanou sobre a Plataforma de Pesquisas Clínicas; Roberta Argento, sobre o ‘Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde- PMA’; Win Degrave, discorreu sobre Redes de pesquisa Translacional e Biossegurança e fechando com o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Rodrigo Correa de Oliveira, que falou sobre o programa Inova Labs da Fiocruz. Fechando o ciclo de apresentações, o assessor da vice-presidência de ambiente, atenção e promoção em saúde (VPAAPS), Sérgio Rabelo, apresentou as principais atribuições da pasta.
Etapa de compartilhamento
Após os oito encontros previstos na etapa de concentração, a fase de compartilhamento será uma espécie de conclusão do programa de integração e visa fomentar a atuação interdisciplinar para o enfrentamento de problemas de saúde pública, com base nos eixos estratégicos trabalhados e que envolvam as próprias atividades dos participantes.
Leia também: Novos servidores participam de atividade de integração.
Confira nossa galeria de imagens clicando aqui
Confira nossa outra galeria de imagens clicando aqui
- Login para postar comentários