Back to top

Programa de Desenvolvimento Gerencial realiza Roda de Conversa

No dia 12/9, o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) promoveu sua primeira roda de conversa. O evento contou com participação de trabalhadores vinculados ao programa e convidados, como o coordenador da Diretoria Executiva da Vice-presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Juliano Lima, o coordenador-geral de Planejamento Estratégico, Ricardo Godoi e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Andréa da Luz.

Juliano abriu a conversa, ressaltando que o PDG oportuniza o desenvolvimento de diversas atividades na instituição sendo responsável por uma mudança na dinâmica organizacional. Para Juliano, é necessário “dar seguimento ao propósito inicial do PDG, que era ter um programa que permitisse a todos gerentes estarem permanentemente refletindo sobre o nosso trabalho”.

Para ser a mediadora da conversa, a Escola Corporativa Fiocruz convidou a doutora Denize Dutra, que classificou a roda de conversa como uma ação importante do desenvolvimento dos gestores de Fiocruz. Para ela, a iniciativa superou as expectativas de criar um espaço de fortalecimento e alinhamento do discurso entre os níveis hierárquicos. “As pessoas não precisam e nem devem pensar igual, pois isso é a base do processo de renovação, mas as diferenças precisam estar alinhadas”.

Andrea da Luz comentou sobre como a roda de conversa que surgiu a partir de uma das atividades do PDG, a Oficina de Habilidades. Andrea explicou que a ideia era criar uma atividade que permitisse uma proximidade maior com a alta gestão. A coordenadora-geral classificou a Roda de Conversa como uma oportunidade de esclarecer diretamente dúvidas que os gestores tenham, além de fortalecer e criar sinergia institucional, em que todos gestores precisam se ver na mesma estratégia institucional, passando pelos mesmos problemas mesmo que em níveis diferentes”.

Ricardo Godoi reforçou a importância do PDG e da roda de conversa. Ele destacou que havia algumas incertezas antes do encontro, que foram superadas. Para ele, o evento foi produtivo e os participantes aproveitaram a oportunidade para levantar algumas questões e mostrarem se elas estão resolvidas ou em andamento.

 

Leia também: Escola Corporativa investe no desenvolvimento de gestores.