Gestão de Pessoas é tema de encontro virtual promovido pela Escola Corporativa

Qual o papel do profissional de gestão de pessoas durante a pandemia da Covid-19? Quais os desafios decorrentes da crise nas relações de trabalho e nos modelos de gestão de processos de RH? Essas e outras perguntas nortearam o debate ocorrido no Encontro Virtual do Sistema de Gestão de Pessoas, promovido pela Escola Corporativa Fiocruz, que aconteceu no dia 30 de Junho, e reuniu 120 trabalhadores dos Serviços de Gestão de Pessoas das unidades da Fundação.

A coordenadora-geral de gestão de pessoas, Andréa da Luz Carvalho, fez a fala de abertura do evento, abordando a organização do trabalho e a convivência com a Covid-19. Andrea enfatizou o tema do teletrabalho, ampliado com o avanço da pandemia e com a necessidade de os trabalhadores se reorganizarem, seja por meio de rodízio ou com as atividades executadas integralmente de forma remota. Andrea esclareceu que a Cogepe está preparando um plano de convivência com foco no retorno gradual do quadro de trabalhadores às atividades presenciais e, ao mesmo tempo, está em  elaboração um documento com diretrizes acerca do teletrabalho, que segundo Andréa, “veio para ficar na esfera Federal”.

A primeira atividade do Encontro Virtual foi a mesa redonda ‘Nada do que foi será...’, coordenada pela consultora Denize Dutra, tendo como foco o desafio e a necessidade de se integrar à tecnologia. “A transformação digital tem de fato impactado não só na forma de trabalhar, como também na forma de viver das pessoas”, disse Denize. A consultora provocou os participantes a refletirem sobre como melhor aproveitar a tecnologia para realização de atividades rotineiras, sem, contudo, perder a perspectiva da tomada de decisão, da criatividade e, principalmente, do relacionamento. Para Denize, o estímulo atual não está no exercício de prever passos futuros, mas estar aberto a reação do que pode vir pela frente. “Estamos preparados para o chamado novo normal?”, questionou a consultora.

O Mestre em tecnologia institucional, Marcelo Fernandes, centrou sua apresentação na chamada Revolução 4.0. Para ele, as instituições precisam se transformar digitalmente. Marcelo explicou que a transformação digital não é sobre tecnologia, mas sim a tecnologia aliada ao fator humano, o que enseja em um desafio a mais para as organizações públicas. Marcelo encerrou sua participação, compartilhando o vídeo ‘A jornada de Laura’, que aborda os impactos da revolução digital na área de gestão de pessoas.

O professor doutor Elton Moraes ministrou a palestra intitulada ‘Suportando decisões com ciência de dados: a importância do people analytics’. Moraes destacou que a inteligência artificial está longe de ser infalível, mas o uso de dados para a tomada de decisões se tornou inquestionável. Para o professor, os governos e diferentes segmentos de negócios estão se posicionando em torno de uma melhor utilização dos dados, como por exemplo, a leitura com intuito de identificar o que é sentimento, emoção. Moraes explicou que o people analytics é uma metodologia, uma estrutura de informações que define variáveis para responder hipóteses. “Um foco no futuro significa que precisamos repensar os nossos modelos de sucesso organizacional”, concluiu Moraes, estimulando o entendimento de uma organização passar a ser orientada por dados.

O Encontro Virtual foi aberto a perguntas  participantes da mesa. A consultora Denize Dutra convidou Ana Claudia Mendonça, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Distrito Federal (ABRH-DF), a responder uma das questões, formulada pelo servidor Rodrigo Ribeiro, da Cogepe, sobre como uma estrutura tradicional pode alterar o paradigma de avaliação de que quantidade de horas no trabalho é produtividade, em detrimento da complexidade. Ana Claudia, que será uma das palestrantes do Encontro Virtual de Lideranças da Fiocruz, no próximo dia 7 de julho, respondeu que tal paradigma relaciona-se ainda com a estrutura fabril. “O que se permeia é o se eu vejo, eu controlo”. Para a diretora, é necessária a mudança desse paradigma, referindo-se ao teletrabalho como sendo não o “lugar para onde você [trabalhador] vai, são os resultados que você entrega”.

A diretora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, encerrou o evento, agradecendo a todos os presentes. Carla destacou a importância de se realizar este formato de encontro no âmbito do campo da gestão de pessoas. A diretora destacou o comprometimento dos trabalhadores da área com os processos em curso, e estimulou a participação do grupo nas discussões que ocorrem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Carla finalizou sua fala, frisando a importância de se intensificar o debate em torno desse novo formato de trabalho, “esse novo mundo”, como já indicado no mapeamento de competências voltado para o sistema de gestão de pessoas.

O video completo do encontro está disponível no canal da Esola Corporativa Fiocruz no Youtube ou pelo link https://www.youtube.com/watch?v=3IO8RWvNBQY