PDG conclui primeira turma na modalidade ensino remoto com sucesso

No dia 3 de dezembro, houve o encerramento da oitava turma do curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais, uma das ações do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) da Escola Corporativa em parceria com a Fundação Dom Cabral. Pela primeira vez desde a sua criação, em 2014, a atividade aconteceu integralmente de forma virtual e contou com a participação de 40 gestores, somando um total de 285 profissionais capacitados até o momento.

Em relação à mudança no formato dos encontros, Luiz Assis, da Escola Corporativa destaca que “o resultado se mostrou tão eficaz como nas turmas presenciais”. Luiz afirma que já estão sendo pensados novos formatos de desenvolvimento que darão continuidade ao que já foi executado. Para Luiz, o PDG tem alcançado o objetivo de desenvolver líderes capazes de enfrentar desafios e na formação de uma rede de líderes que fortalece a Fiocruz.

O curso tem duração de 64 horas e seu propósito é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados a quatro competências gerenciais mapeadas pela Fiocruz: Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Gestão Pública e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Encerramento

A atividade de encerramento foi conduzida pela professora Marinele Franco, da Fundação Dom Cabral (FDC). Ela destacou a importância em reconhecer as competências individuais dos integrantes de um time. Marinele exemplificou características das equipes de alta performance e ferramentas de liderança como a Liderança Situacional. Os gestores foram convidados a fazer um balanço das atividades desenvolvidas no curso e compartilhar experiências de aplicação dos conteúdos no cotidiano de trabalho.

Em um momento de emoção, os alunos compartilharam uma carta coletiva dirigida ao corpo docente da Fundação Dom Cabral. No texto, eles expressam a gratidão pelas trocas realizadas ao longo do curso, “combustível com o qual nos abasteceram, durante esse período de convivência”. Os alunos estendem os agradecimentos à equipe da Escola Corporativa e a todos que atuaram de forma direta ou indireta para que o curso acontecesse. “A nossa profunda admiração, respeito e gratidão”.

A diretora da Escola Corporativa, Carla Kaufmann, disse ser gratificante receber o acolhimento da Fundação Dom Cabral. Ela lembrou que se capacitar não é um processo fácil de ser vencido. “Quem vivencia do início ao fim [uma capacitação] dá o devido valor, sai com o coração mais apaziguado pelo momento em que vivemos. Um começo que estabelece bases para a construção de um caminho”, disse. Carla compartilhou o desejo de dar continuidade ao trabalho conjunto com a FDC no próximo ciclo de gestão.

Saiba mais: Escola Corporativa encerra mais duas turmas do PDG

Fique por dentro: As relações de trabalho na pandemia pautam encontro virtual de lideranças da Fiocruz