Back to top

Escola Corporativa Fiocruz promove Oficina de Gestão de Riscos

A Escola Corporativa Fiocruz promoveu, na manhã do dia 30 de março, a Oficina de Gestão de Riscos voltada para gestores da Cogepe. A ação, teve como objetivo despertar nos participantes a importância da adoção de processos de gestão de riscos de maneira sistemática, transparente e confiável.  

A Oficina foi conduzida pela especialista em Produção e Inovação em Saúde Pública, Elezer Monte Blanco, trabalhadora de Bio-Manguinhos, que usou como referência a abordagem descrita na Norma de Gestão de riscos -ABNT NBR ISO 31000:2018 e na Norma de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2015. 

Coordenadora ressalta importância da oficina  

A coordenadora-geral da Cogepe, Andréa da Luz, abriu o evento lembrando que a Oficina de Gestão de Riscos foi um compromisso firmado a partir de uma oportunidade de melhoria apontada na última auditoria externa da unidade. A coordenadora anunciou também que a Cogepe foi recertificada na ISO 9001 e que isso é fruto de um trabalho coletivo que gera melhorias na gestão e para os trabalhadores em geral.  

Andréa enfatizou ainda a importância de se ter disponibilidade para aprender novas ferramentas da gestão, visando à melhoria do atendimento e do serviço prestado aos trabalhadores. “A gestão de riscos é um dos elementos fundamentais na área de gestão. Cada dia se faz mais necessário prever os riscos e nas ações para mitigá-los. Por isso é fundamental se qualificar nessa ferramenta” afirmou.  

Oficina recebe elogios de participante  

Wanessa Natividade, chefe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST), classificou como positiva a possibilidade de participar da capacitação, pela qual, segundo ela, pôde-se observar os benefícios da gestão de risco e todos os itens necessários para o mapeamento de informações, buscando a melhoria do planejamento e do desempenho. “O curso trouxe uma reflexão muito importante de como nós podemos avaliar nosso processo de trabalho”, comentou a nutricionista.  

Por fim a diretora da Escola Corporativa, Carla Kaufmann, frisou a importância da oficina neste momento que um novo ciclo de gestão se inicia e destacou a parceria com Elezer na difusão de conhecimento. 

 

Leita também: Servidores selecionados pelo edital Inova Gestão apresentam seus projetos em evento de integração