Back to top

Ciclo de palestras debate compras e contratações internacionais

Com objetivo de oferecer uma visão ampla sobre licitações com comércio exterior e seus benefícios para a administração pública, a Coordenação-Geral de Administração (Cogead) e a Escola Corporativa Fiocruz realizaram, no período de 7 a 15 de junho, um ciclo de palestras sobre compras e contratações internacionais. As apresentações foram ministradas pelo advogado Jonas Lima, que possui larga experiência em certames nacionais e internacionais. 

O evento foi aberto por Augusto  Américo, chefe do Serviço de Administração de Compras da Cogead, que falou da importância de alavancar o programa de capacitação e desenvolvimento contínuo da equipe de compras da Fiocruz, e citou a parceria com a Escola Corporativa na construção de uma rede com a participação de todas as unidades da Fundação. Para Augusto, o tema das contratações internacionais ganha relevância interna devido ao perfil institucional em que há uma constante demanda por equipamentos e serviços de fornecedores de fora do país.  

Augusto ainda destacou alguns marcos legais, como o Decreto nº 10.024, que introduziu a abertura da participação de empresas internacionais nas compras nacionais, e a Lei 14.133, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.  

Participantes aprovam iniciativa 

Os trabalhadores da Fiocruz foram apresentados a ferramentas úteis para o dia a dia do trabalho na área de compras e puderam esclarecer dúvidas sobre os temas propostos pelo ciclo de palestras. Caroline Assafin, analista de gestão ao negócio de Farmanguinhos, afirmou que o evento serviu para “sanar dúvidas que já tinha há algum tempo sobre licitação internacional e não conseguia respostas”. O coordenador da área de aquisições de materiais da Fiocruz Pernambuco, Marco Antonio Cavalcanti Batista, destacou a variedade de assuntos tratados que permitiram obter uma visão mais ampla sobre o tema. Já Renata da Silva Maciel, do setor de compras da Cogic, elogiou a didática e o domínio do assunto pelo palestrante.