Escola Corporativa Fiocruz promove oficina sobre indicadores para a Cogepe

Um bom indicador auxilia no alcance de metas, informa acerca de desvios, inconformidades e oportunidades e pode ajudar na mensuração de objetivos estratégicos de uma organização. Sendo, portanto, um elemento cuja boa formulação é fundamental na execução de um planejamento. Foi no intuito de aperfeiçoar essa concepção junto ao corpo de gestores da Cogepe que, na manhã do dia 10/8 (terça-feira), a Escola Corporativa Fiocruz promoveu a Oficina de Indicadores de Desempenho, conduzida pela instrutora Elezer Monte Blanco Lemes, de Bio-Manguinhos.

Cerca de 40 trabalhadores da unidade participaram da capacitação e puderam interagir com a palestrante e refletir sobre seus processos e indicadores. Logo na abertura do evento, a coordenadora-geral da Cogepe, Andréa da Luz, lembrou que ainda neste segundo semestre de 2021 a unidade passará por nova auditoria externa para manutenção do certificado da ISO 9001 e que o alinhamento acerca dos conceitos e funções dos indicadores no âmbito do sistema de gestão da qualidade foi um dos aspectos orientados na última certificação.

Participantes comentam a ação

Para Sandra Fernandes, responsável pela Coordenação Integrada da Qualidade (CIQ), a atividade cumpriu seu propósito. “Minha percepção foi que a Oficina de Indicadores foi muito agregadora. O assunto foi abordado de forma bem resumida, devido ao tempo disponível, porém a instrutora demonstrou domínio do assunto e transmitiu de forma objetiva e clara. Essa iniciativa contribui para a ampliação do conhecimento dos trabalhadores”.

Renata Mendes, servidora do Núcleo de Ambiências e Ergonomia da CST, foi uma das participantes da atividade e compartilhou da mesma percepção: "considero que a Oficina de Indicadores de Desempenho foi importantíssima para a construção e desenvolvimento dos mesmos. Pude refletir que tais ferramentas, quando bem utilizadas, podem dar clareza nos objetivos institucionais a partir do cotidiano do trabalho e vice versa. Fornecendo assim um sentido mais coletivo para  a gestão do trabalho”, ressaltou.