Projeto IdeiaSUS lança nova Comunidade de Práticas e e-Fórum

Notícia publicada em 3/9/21

Na terça-feira (31/8), a Escola Corporativa da Fiocruz participou do evento de lançamento da Comunidade de Práticas, CoP Saúde e Ambiente, e do e-Fórum do programa IdeiaSUS. Os lançamentos fazem parte do IdeiaSUS, Curadoria em Saúde, um dos 28 projetos do Inova Gestão, edital de 2020.

“O Inova Gestão é um programa de fomento a ideias e ações inovadoras na gestão. Um dos seus eixos é, justamente, fortalecer as redes colaborativas. Sabemos o desafio que é colocar o projeto em prática, tirá-lo do papel. É muito bom estar aqui, ver o lançamento de um projeto apoiado pelo Edital Inova Gestão”, afirmou Carla Kaufmann, diretora da Escola Corporativa.

Durante o lançamento, Valcler Rangel Fernandes, coordenador do IdeiaSUS, relembrou que a nova Comunidade de Práticas e o e-Fórum reforçam o objetivo do IdeiaSUS que é identificar, mapear, registrar, sistematizar, divulgar e disseminar práticas e soluções para o SUS, implantadas nos diversos territórios do país.

“O IdeiaSUS tem banco de consulta, plataformas colaborativas que passam pelo estabelecimento de redes, de rodas onde colocamos as pessoas para conversar, de publicações e das comunidades de práticas. Conseguimos constituir a Comunidade de Práticas de Saúde Mental, a Comunidade das Práticas Integrativas e Complementares, a Comunidade de Práticas Acessíveis e Inclusivas e, agora, essa Comunidade mais ampla de Saúde e Ambiente”, afirmou Valcler.

O lançamento contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. Durante a sua saudação, Nísia salientou a importância de valorizar e dar visibilidade às práticas dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde: “Nós falamos muito da valorização dos trabalhos no campo da saúde, das experiências inovadoras dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, que têm sido tão afetados por esses tempos de crise profunda, lidando com a busca incessante de salvar vidas e de manter, também, a atenção de qualidade para outros agravos, sofrendo com questões relacionadas à saúde mental. Em geral, ao abordarmos esse tema, olhamos uma realidade que é muita dura e muito difícil. Ao mesmo tempo, é importante que possamos ter espaço para olhar para esse campo de inovações, de criação, de superação e de potência. Eu quero falar, com muita satisfação, da positividade deste evento.”

A presidente destacou, ainda, que a Fundação tem sido mencionada justamente pelo trabalho de construção coletiva: “Eu queria enfatizar que, entre as menções da Fiocruz, esse trabalho em torno das ações de construção coletiva, de compartilhamento de saberes, que tão fortemente o IdeiaSUS representa, tem sido muito valorizado. Vários fóruns internacionais vêm essas ações como uma potência do nosso trabalho.”

Ao apresentar a plataforma das Comunidades de Práticas do IdeiaSUS, Valcler comentou da singularidade dos 28 projetos do Inova Gestão. “A possibilidade de observarmos o desenvolvimento do SUS e tratarmos desse desenvolvimento a partir do cotidiano, e trazer esse cotidiano para o ambiente de inovação é a singularidade, eu diria, desses 28 projetos do Inova Gestão. Eu acho que devíamos fazer muitos estímulos, muitas induções para que houvesse cada vez mais espaços de demonstrações dessas práticas porque é lá dentro da unidade de saúde, dentro do hospital, lá no trabalho em uma ação comunitária que estão as grandes inovações”, pontuou.

SAIBA MAIS SOBRE O IDEIASUS

Para conhecer o IdeiaSUS e suas comunidades práticas, acesse: http://www.ideiasus.fiocruz.br/portal/. Qualquer pessoa pode participar das comunidades, basta fazer o cadastro na plataforma.

INTEGRANTES DA MESA DE ABERTURA

O evento contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do assessor de relações interinstitucionais da vice-presidência da Fiocruz e coordenador do Programa IdeiaSUS, Valcler Rangel Fernandes, do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Cristina Lins, da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais, Márcia Pinheiro, do secretário de saúde de Niterói e presidente do Cosems RJ, Rodrigo Oliveira, da consultora do Cosems PB, Eudézia Damasceno, do coordenador nacional da Rede Unida, Túlio Franco, e da diretora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann.