Back to top

Capacitação sobre Estudos Técnicos Preliminares tem ampla participação

Notícia publicada em 21/9/21 | por Giana Pontalti

A Escola Corporativa Fiocruz promoveu de 13 a 17 de setembro mais uma ação do Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Sistema de Compras. A ação foi realizada em parceria com a Coordenação-Geral de Administração e o Escritório de Projetos da Presidência.

Durante cinco dias, o professor convidado Jamil Manasfi da Cruz ministrou capacitação para os profissionais das áreas de compras e de projetos da Fundação, com o tema Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e Termos de Referência (TR).

Jamil é bacharel em Direto e Administração Pública, especialista em Gestão Pública e Licitações e Contratos, palestrante sobre a nova Lei de Licitações – Lei 14.133/2021. 

DO CONCEITO ÀS PRÁTICAS

“O Estudo Técnico Preliminar é a primeira etapa do planejamento. O seu grande objetivo é encontrar a solução da área demandante sem desperdiçar o dinheiro público. O ETP dá trabalho, requer muito estudo e tempo, mas é ele que guiará o sucesso da contratação”, afirmou Jamil, no primeiro dia da ação. 

Ao todo, foram 15 horas de intercâmbio de conhecimento. Nesse período, Jamil apresentou conceitos, relembrou as legislações que discorrem sobre o ETP e o TR, salientou a importância do planejamento estratégico e da formação da equipe de planejamento (que deve conter integrantes da área técnica e da área demandante), destacou os elementos obrigatórios do ETP, detalhou o Termo de Referência das compras públicas, demonstrou como acessar a plataforma Comprasnet e respondeu a muitos questionamentos dos participantes. 

As gravações poderão ser conferidas na íntegra, em breve, acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do PDP do Sistema de Compras: https://cursos.campusvirtual.fiocruz.br/ 

AMPLA PARTICIPAÇÃO 

A Escola Corporativa disponibilizou 140 vagas para a ação, todas elas foram preenchidas. “Profissionais de diferentes níveis nos procuraram para saber se podiam participar. Tivemos desde servidores que estão conhecendo como funciona a área de compras até profissionais experientes”, reforçou Anne Buriche dos Santos, assistente da Escola Corporativa.

Em média, 110 pessoas assistiram às aulas, diariamente. “Os participantes perguntaram muito. O engajamento dos alunos e a prontidão do Jamil em responder aos questionamentos certamente foi um dos destaques dessa ação”, comentou o analista da Escola Corporativa, José Payá. 

JUNTOS | PROFISSIONAIS DE COMPRAS E DE PROJETOS

 A capacitação Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência foi a primeira iniciativa do PDP do Sistema de Compras que uniu profissionais de compras e de projetos em uma mesma ação.  

“O Programa é para todas as pessoas que interagem com a área de compras, sejam elas servidoras, terceirizadas, bolsistas ou estagiárias. O objetivo é fazer uma capacitação contínua para que possamos desenvolver as competências essenciais para a gestão de compras da Fiocruz”, destacou o chefe do Serviço de Administração de Compras da Cogead,  Augusto Américo de Souza. 

“Temos buscado essa universalidade. Que sigamos e façamos essa interlocução com programas que têm similaridade. Agradeço ao Augusto, à Escola Corporativa que nos apoiou na criação do Programa de Escritórios de Projetos a todos que estão junto conosco nessa capacitação”, disse Ana Paula Carneiro, coordenadora da Rede de Escritório de Projetos da Presidência.

REDE COLABORATIVA 

O PDP do Sistema de Compras foi lançado em 2018 e tem por objetivo contribuir para a estruturação de um sistema de compras em rede na Fiocruz, um sistema colaborativo, que opera em rede. Para isso, o Programa busca promover uma mudança cultural e atua no desenvolvimento de competências de área e funcionais. 

“A educação corporativa é um processo contínuo e transversal. Nossos Programas buscam conectar profissionais de diferentes áreas para que juntos possam trocar e inovar, viabilizando as estratégias institucionais”, explicou o coordenador da Escola Corporativa, Luiz Antonio de Assis Ferreira. 

Uma das ações mais acertadas que tive, quando assumi na Cogead, foi firmar esta parceria com a Escola Corporativa. Estamos percebendo o quanto o Programa está crescendo e dando resultados”, afirmou Augusto.