Back to top

Qualidade em pauta: Escola Corporativa promoveu mais um curso de formação de auditores internos

Notícia publicada em 18.10.21 | por Giana Pontalti

De 4 a 8 de outubro, a Escola Corporativa Fiocruz promoveu mais um curso de Formação de auditores internos - NBR ISO 9001:2015. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Sistema de Gestão da Qualidade e foi realizada em parceria com a Coordenação da Qualidade (CQuali).

Durante cinco dias, 19 colaboradores da Fiocruz debateram sobre o planejamento e a realização de auditorias. “O curso atende à demanda institucional em preparar auditores internos para as unidades da Fiocruz. A própria NBR ISO 19.011: 2018 prevê a formação de grupos de auditores internos. No curso, os profissionais conhecem detalhadamente as fases e os ciclos de uma auditoria, ferramentas que os auxiliam na avaliação periódica do Sistema da Qualidade”, explicou Jorge Ricardo Silva Moreira, instrutor. 

Jorge é auditor líder de Sistemas de Gestão da Qualidade, com 20 anos de experiência em auditorias internas e externas. Atualmente, trabalha no Departamento de Controle de Qualidade em Bio-Manguinhos. Já ministrou outros dois cursos de formação na Escola Corporativa. “Esse curso foi idealizado para pequenas turmas, pois simulamos algumas etapas de uma auditoria. Queremos ter tempo hábil para dar suporte a todos e esclarecer dúvidas”, explica.

O tecnologista em desenvolvimento Luiz Francisco Jones Soares da Silva, do Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analítica de Farmanguinhos, foi um dos participantes. “Eu comecei a trabalhar na área da qualidade em 2003, na iniciativa privada. Estou na Fiocruz desde o ano passado e minha gerência me ofereceu a oportunidade de atuar como especialista em uma auditoria. O especialista é quem ampara os auditores quando têm dúvidas técnicas. Eu gostei da experiência e vi que poderia, como auditor, ajudar muito a estruturar e organizar as informações para que fossem facilmente auditáveis. Decidi fazer o curso de formação, que foi muito bom. As dinâmicas em grupo oportunizaram trocas muito ricas”, reforçou.

A tecnologista em saúde pública Cecilia Viana de Andrade, do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF) também participou da formação. “Fiz o curso para entender mais sobre as auditorias. Há alguns anos, aqui no laboratório de patologia do IFF, respondemos aos questionamentos da CQuali e implementamos melhorias na qualidade, mas há pouco registro documental do que fazemos. Quatro ou cinco colegas já fizeram a capacitação da Norma, e eu fui fazer o de auditoria para juntos, evoluirmos nesse processo. O curso foi esclarecedor, percebi que precisamos avançar muito para implementar a ISO por aqui”, afirmou. 

O curso foi realizado remotamente e teve carga horária de 19 horas. Capacitou profissionais de diferentes unidades e áreas da Fiocruz. “A NBR ISO 9001, apesar de não ser uma mandatória, é uma excelente aliada de outros requisitos, como os de Boas Práticas de Laboratório, Boas Práticas Clínicas, Boas Práticas de Laboratórios Clínicos, Boas Práticas de Fabricação e em tantas outras boas práticas regulatórias e mandatórias de Agências Sanitárias e parceiros tecnológicos. Os seus requisitos auxiliam no fortalecendo da cultura e manutenção da qualidade e da melhoria dos processos, produtos e serviços em diferentes contextos organizacionais”, pontuou Jorge. 

Saiba mais sobre a Gestão de Qualidade na Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/gestao-da-qualidade