Back to top

Curso EAD Introdução à Integridade de Dados está no ar

Notícia publicada em 7.12.2021 | por Giana Pontalti

A Escola Corporativa Fiocruz, em parceria com o Coordenação da Qualidade (CQuali), lança nesse 7 de dezembro o curso EAD Introdução à Integridade de Dados. O curso é rápido, dinâmico e autoinstrucional, em que o participante pode aprender muito, em pouco tempo. Está disponível no Campus Virtual Fiocruz a todos os integrantes do Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Sistema de Gestão da Qualidade.  

“O tema da integridade de dados ganhou uma importância muito grande nos últimos cinco anos, especialmente na indústria da saúde quando a agência reguladora americana, a Food and Drug Administration (FDA) conseguiu evidenciar problemas de dados que não eram confiáveis às pessoas, não traduziam a verdade. Desde então, esse tema tem sido muito abordado na indústria farmacêutica, mas não só. A integridade de dados perpassa todas as esferas do cotidiano, tanto na vida profissional quanto pessoal”, afirma o coordenador do projeto de integridade de dados do Instituto de Tecnologia de Imunobiológicos (Bio-Manguinhos)/Fiocruz, Guilherme Mulé. 

Guilherme é quem assina o conteúdo do curso. Ele é farmacêutico, mestre em ciências farmacêuticas, trabalha no Departamento da Garantia da Qualidade de Bio-Manguinhos. Na unidade, é responsável pelo projeto integridade de dados e pelo acompanhamento dos processos de transferência de tecnologia. Bio-Manguinhos liberou o profissional para que pudesse dedicar parte de seu tempo para a criação deste curso, de interesse institucional.  

“A estruturação do microcurso de Integridade de Dados é extremamente importante, pois atenderá uma demanda relacionada à confiabilidade de dados produzidos pela nossa instituição. Por intermédio desse curso, os alunos conseguirão observar a importância de um dado ser íntegro e todos os benefícios que esta prática pode nos trazer. O curso segue as recomendações internacionais da Organização Mundial da Saúde, do FDA e, tem o conceito ALCOA+ como diretriz orientativa. Esta capacitação vai trazer um ganho importante, não só para as pesquisas científicas realizadas na instituição, como também para as demais áreas técnicas e de gestão da Fiocruz que produzem dados e informações", afirma a coordenadora da CQuali, Renata Almeida de Souza. 

RÁPIDO E DINÂMICO 

O microcurso Introdução à Integridade de Dados tem carga horária de cinco horas. Traz videoaulas curtas, atividades interativas e um estudo de caso para fixação e verificação dos conhecimentos. Aborda desde os conceitos e a origem da integridade de dados até os cinco princípios para que um dado seja considerado íntegro. Foi desenhado com a metodologia microlearning em que as aulas são breves e focadas no desenvolvimento de competências.  

“Estamos felizes de fechar 2021 lançando esse microcurso. Ele está muito bem construído. Entrega muito conteúdo, de forma rápida. Destaco aqui o trabalho de curadoria de conteúdo feita pelo Guilherme e o trabalho da equipe de soluções educacionais da Escola Corporativa, que desenvolveu o curso em um novo formato, visualmente atraente, dinâmico e de fácil navegação”, destaca a diretora da Escola Corporativa, Carla Kaufmann. 

O QUE A INTEGRIDADE DE DADOS TEM A VER COM VOCÊ  

A integridade de dados está relacionada à confiança nos dados, e dados íntegros são essenciais para a tomada de decisão.  

“Como vamos tomar uma decisão se a informação que temos não é confiável, não reflete a verdade? A integridade de dados se aplica a todas as áreas de atuação da Fiocruz e, também, de nossas vidas. Quando produzimos um fármaco, por exemplo, precisamos nos certificar de que a matéria-prima entregue pelo fornecedor segue critérios estabelecidos. Quando lemos uma notícia que chega ao nosso WhatsApp, sem a citação da fonte, sem a checagem de informação, estamos falando da não adesão à integridade de dados. Quando o airbag de um carro não abre como o esperado, estamos falando da integridade de dados que se aplica ao trabalho das montadoras. No curso, vemos que a integridade de dados está em todas as esferas do cotidiano e é um tema que merece a nossa atenção”, reforça Guilherme.  

PARA OS INTEGRANTES DO PROGRAMA DA QUALIDADE 

O curso Introdução à Integridade de Dados está liberado, inicialmente, aos participantes do Programa de Desenvolvimento de Pessoas do Sistema de Gestão da Qualidade. No segundo trimestre de 2022, todos os trabalhadores da Fiocruz poderão acessá-lo. 

A Escola Corporativa, junto com a CQuali, objetiva atingir o maior número possível de trabalhadores com este microcurso, já que o tema é transversal e relevante à instituição. 

“O curso, sendo autoinstrucional ficará disponível de forma contínua para que as pessoas interessadas em aprenderem sobre esse conteúdo possam fazê-lo conforme à sua disponibilidade de tempo”, reforça Renata.  

Cursos de aprofundamento serão desenvolvidos e lançados em 2022. Todos eles terão certificado de participação.  

O curso introdutório está na plataforma do Campus Virtual Fiocruz. Para acessá-lo é preciso se inscrever. 

ACESSE: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/integridade