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Escola lança percursos de aprendizagem de transformação digital para os profissionais do Programa Integrado de Planejamento

Notícia publicada em 11.2.22 | por Giana Pontalti

Transformar, segundo o dicionário Aurélio, é passar de um estado a outro, de uma condição à outra, converter-se, modificar-se. E é a transformação que está em pauta no Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Sistema Integrado de Planejamento. 

A Escola Corporativa, em parceria com a Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan), lançou, nesta semana, três novos percursos de aprendizagem de transformação digital. Os percursos apresentam uma série de conteúdos selecionados que introduzem e aprofundam o debate sobre a mudança de mentalidade para o digital.

“Desde que o Programa do Sistema Integrado de Planejamento foi lançado, em agosto de 2020, a transformação digital foi definida como uma competência funcional fundamental para os trabalhadores da área de planejamento. É com entusiasmo que entregamos os percursos, que trazem matérias qualificadas sobre o tema. Esperamos que eles possam ajudar os profissionais a refletirem sobre a transformação digital e, mais do que isso, empreenderem mudanças”, afirma Carla Kaufmann, diretora da Escola. 

Os percursos são de acesso exclusivo para os 270 profissionais de planejamento indicados para integrar o Programa. 

“A transformação digital não é um valor em si, é um meio. No ambiente externo, as empresas se transformam para atender melhor. Temos de transformar a Fiocruz para que ela alcance mais resultados - essa é a motivação. A transformação digital é uma tecnologia habilitadora. Nós, do planejamento, vamos ter que olhar para cada macroprocesso, para a nossa cadeia de valor, e entender como a transformação digital pode melhorar o alcance das nossas ações”, destaca Ricardo Godoi, coordenador-geral da Cogeplan. 

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NOS PERCURSOS  

São quatro os percursos de Transformação Digital: 

1.    Política Governamental
Além de compilar a legislação vigente sobre a estratégia digital nas organizações públicas brasileiras, este percurso traz diversos vídeos, artigos, indicações de livros, portais informativos e cursos que iniciam e aprofundam o debate sobre a implementação de práticas de transformação digital nas organizações. 

“As instituições públicas têm enfrentado pressões internas e externas para que implementem iniciativas de transformação digital. Desde 2018, o Governo Federal tem lançado desafios. É por isso que o tema é prioritário no Programa”, reforça Cláudia Martins, coordenadora de cooperação da Cogeplan. 

2.    Gestão da Mudança
Este percurso apresenta conteúdos que provocam a reflexão sobre as mudanças - de cultura, de processos, de postura profissional - na sociedade 5.0. Tópicos como o papel das lideranças e a mudança para o mindset digital ganham destaque. 

3.    Gestão Colaborativa
Este percurso aborda o trabalho em rede. Destaca artigos e vídeos que estimulam a reflexão sobre a busca de soluções para problemas e desafios comuns, por meio do trabalho colaborativo entre profissionais e instituições.

4.    Cultura da Inovação 
Este percurso traz conteúdos para pensar e planejar a inovação. O mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais, o método Design Thinking e o mindset ágil são algumas matérias selecionadas.

“Nós, do campo do planejamento, temos a intenção de propor uma estratégia digital para a Fiocruz como um todo. Conseguimos, com sucesso, implementar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é parte desta transformação, uma etapa de digitalização. Agora, precisamos olhar para as outras áreas. O ensino está à frente, o trabalho de pesquisa também. Mas há áreas em que o analógico é, ainda, muito presente. Na área da assistência, por exemplo, o prontuário eletrônico é habilitador, condição mínima para a transformação digital. Na área de preservação, há um grande projeto de preservação do acervo, o Preservo. Na área da produção, há o projeto Harmonia. Então, em cada área, teremos dois ou três grandes projetos em que vamos compor a estratégia. É importante que o Sistema de Planejamento esteja na busca da elaboração estratégica, na participação ativa. O PDP do Sistema Integrado de Planejamento vem ajudar a disseminar a transformação digital internamente”, pontua Ricardo. 

AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM 

“A educação corporativa pressupõe que o(a) profissional é responsável pelo seu próprio aprendizado, que deve ser permanente e ativo. Os percursos foram desenvolvidos dando total autonomia aos profissionais. Cada um(a) escolhe qual conteúdo acessar, quando, onde, e em que ritmo trilhar. Os percursos são recursos educacionais vivos, em que novos conteúdos são atualizados ou acrescidos de tempos em tempos, já que o aprendizado é contínuo”, explica Luiz Antonio de Assis Ferreira, coordenador dos Programas da Escola Corporativa. 

FÓRUNS DE DISCUSSÃO 

Os quatro percursos de transformação digital contam com fóruns de discussão. Eles são espaços de interação entre os participantes e de troca com os conteudistas. O contato de quem está trilhando os percursos é fundamental para o planejamento de novos conteúdos. 

AMBIENTE VIRTUAL BEM ARQUITETADO

Ao ingressar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos percursos de transformação digital, os profissionais vão conferir um ambiente moderno com design intuitivo. A equipe de soluções educacionais da Escola Corporativa remodelou o ambiente, que recebeu barra de progresso e elementos de gamificação, garantindo, assim, o melhor acompanhamento das atividades realizadas e do desempenho de cada profissional durante os percursos.

COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 

Os programas de desenvolvimento da Escola Corporativa são desenhados a partir das competências consideradas críticas de cada área. “Antes de definirmos as estratégias de atuação de cada Programa, mapeamos as competências buscando saber que conhecimentos e comportamentos desse grupo, dessa área, são importantes para que sejam viabilizados os objetivos organizacionais”, explica Carla. 

O PDP do Sistema Integrado de Planejamento tem como competências:
   * Gestão estratégica -> competência de área;
   * Transformação digital, planejamento, gestão da cooperação técnica nacional e gestão da informação > competências funcionais.

Cada competência funcional se desdobra em uma série de conhecimentos e comportamentos que uma equipe deve ter. No AVA dos percursos, os profissionais encontram mais informações sobre as competências. 

COMO ACESSAR 

Clique aqui, inscreva-se e comece a trilhar os percursos. O acesso é exclusivo para os profissionais indicados para o PDP do Sistema Integrado de Planejamento. Se você é um deles e está com dificuldade de acesso, entre em contato conosco: escolacorporativa@fiocruz.br.