Coordenadora de soluções educacionais da Escola Corporativa participa da maratona HackGirls

Notícia publicada em 18.2.22 | por Giana Pontalti

A Escola Corporativa Fiocruz marcou presença nas atividades no Mulheres e Meninas na Ciência 2022. Uma de nossas ‘meninas’, a Ana Paula Mendonça, coordenadora da área de soluções educacionais, palestrou no HackGirls, maratona cívica tecnológica, promovida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).

A maratona recebeu 60 meninas, moradoras de comunidades do município do Rio de Janeiro e estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, para participar do projeto. O HackGirls incentiva garotas a pensarem juntas em soluções para a melhoria da saúde nos territórios onde vivem.

Segundo Angélica Silva, pesquisadora da Ensp/Fiocruz e uma das idealizadoras do evento, iniciativas como essa oportunizam e estimulam o aprendizado mútuo entre as jovens.

O evento aconteceu de 16 a 18 de fevereiro e contou com atividades presenciais e remotas. Durante três dias, as meninas puderam conversar e interagir com as cientistas da Fiocruz. “Fui convidada para falar sobre design thinking. Durante uma hora, pude mostrar como essa abordagem pode ajudar a gerar novas ideias. Conversei com as meninas sobre empatia, colaboração e inovação. Foi muito gratificante colaborar com esse projeto inclusivo. Não tem preço ver meninas juntas pensando em como impactar positivamente os territórios onde vivem”, diz Ana Paula.

As 60 participantes foram divididas em equipes, cada uma elaborou uma proposta de enfrentamento a desafios do cotidiano. “Quando as acompanhei, na quarta-feira, vi que elas trouxeram temas como a violência contra a mulher, a necessidade de informação sobre o ciclo menstrual, a inclusão social, o controle da ansiedade, entre outros”, recorda Ana.

Segundo a pesquisadora Klena Sarges, integrante do Laboratório de Inovação do ICTB/Fiocruz e também idealizadora do evento, o projeto foi elaborado por mulheres que acreditam que meninas devem ser estimuladas e inspiradas por outras mulheres. Klena destacou que as mulheres cientistas também já foram meninas sonhadoras, que queriam fazer algo para mudar o mundo ao seu redor.

FEM.TECH VENCE A MARATONA

A equipe vencedora do HackGirls foi a Fem.Tech, da Escola Estadual Clovis Monteiro. As estudantes apresentaram a proposta de criação de um aplicativo gratuito para prestar informações às mulheres vítimas de violência física ou psicológica. Profissionais do Laboratório de Inovação do ICTB e pesquisadores da Ensp/Fiocruz vão apoiar o desenvolvimento da proposta da Fem.Tech.

Para saber mais sobre o HackGirls:  https://www.ictb.fiocruz.br/content/inscricoes-abertas-para-maratona-civico-tecnologica-da-fiocruz
Para saber mais sobre o Mulheres e Meninas na Ciência: https://portal.fiocruz.br/mulheres-e-meninas-na-ciencia

Fotos: Henrique Sarges.