Notícia publicada em 22.03.22 | por Giana Pontalti
A Escola Corporativa Fiocruz deu início às ações de desenvolvimento de 2022. De 15 a 18 de março, foi realizado o curso Gestão de Riscos e Controles Internos – frameworks COSO ERM 2017 e ISO 31000/2018, conduzido pela especialista em produção e inovação em saúde pública, Elezer Monte Blanco Lemes.
“É um prazer poder retornar ao ambiente virtual da Escola Corporativa, essa parceria frutífera com a Coordenação da Qualidade da Fiocruz, para falar sobre um tema que gosto muito e venho me dedicando há alguns anos”, afirmou Elezer, no primeiro dia da capacitação.
Segundo Elezer, o curso foi elaborado para dar condições aos trabalhadores de identificar e mapear as situações de riscos nos processos de trabalho onde atuam, colaborando assim, para o alcance dos objetivos organizacionais. “O processo de gestão de riscos evoluiu muito na instituição, desde a portaria 787/2018 que publicou a Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão da Fiocruz. É fundamental mapearmos os riscos para que possamos, com os poucos recursos que temos, agir nos mais críticos”, explicou a profissional. Elezer tem vasta experiência na área de gerenciamento de riscos na indústria farmacêutica. Atua com Gestão de Riscos Corporativos, Controles Internos e Compliance em Bio-Manguinhos.
CURSO REALIZADO ANUALMENTE
Esta é a quarta edição do curso Gestão de Riscos, que acontece desde 2019. Ele é uma das ações de capacitação do Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Sistema de Gestão da Qualidade.
“Estamos começando mais um ano de capacitação, ainda no formato remoto, que entendo que vai continuar porque todas as regionais podem participar”, disse a coordenadora da qualidade, Renata Almeida, na abertura do evento. Renata salientou que cerca de 150 profissionais da Fiocruz já foram capacitados em Gestão de Riscos e que, com as ações remotas, esse número pode ser ampliado.
O coordenador de Programas de Desenvolvimento da Escola Corporativa, Luiz Assis, também marcou presença na abertura do curso. Luiz agradeceu a parceria frequente de Elezer com a Escola Corporativa e a confiança da Coordenação da Qualidade (CQuali) na efetivação das capacitações.
70 TRABALHADORES PARTICIPARAM DO CURSO
O curso Gestão de Riscos e Controles Internos teve carga horária de 12h e contou com a participação de 70 profissionais, indicados pelos Representantes da Direção (RDs) da Qualidade. Entre eles, está a ergonomista Simone Ricart e o analista de assuntos regulatórios, Cleyton Lage Andrade.
“Cheguei ao curso ávida pela obtenção desse conhecimento novo. Nós vemos a movimentação da Fiocruz na gestão de riscos. Como faço parte da equipe de ergonomia da Coordenação de Saúde do Trabalhador e sou facilitadora de um grupo de trabalho do Sistema de Gestão da Qualidade, fui indicada para fazer o curso. Foi muito bom, o conteúdo é bastante denso e a Elezer consegue transmiti-lo em uma linguagem acessível”, declarou a fisioterapeuta Simone Ricart, para quem a formação introduziu novos conceitos, ferramentas e técnicas consideradas suficientes para começar a pensar a gestão de riscos. “O curso aguçou a minha curiosidade e quero buscar mais informações para de fato, colocar o conhecimento em prática”, afirmou.
“O curso foi muito enriquecedor. Eu, que já tinha uma noção muito boa, pois a minha dissertação de mestrado teve como tema o Gerenciamento de Risco à Qualidade, pude complementar o meu conhecimento com a parte corporativa, o framework COSO era novidade pra mim”, disse o analista de assuntos regulatórios em Bio-Manguinhos, Cleyton Lage Andrade.
PARTICIPANTES PODERÃO REVER O CURSO
As gravações do curso serão editadas e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Programa de Desenvolvimento de Pessoas do Sistema de Gestão da Qualidade para que possam ser revistas.
- Login para postar comentários