por Giana Pontalti | Notícia publicada em 25.5.2022
As inscrições para a seleção pública do Mestrado Profissional em Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde começam nesta quinta-feira (26/5) e seguem até 27 de junho. Esta é a 9ª edição do mestrado promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). Desde a 7ª edição, o curso é apoiado pela Escola Corporativa Fiocruz.
“Este é um mestrado direcionado às lideranças e futuras lideranças da Fiocruz, comprometidas com processos de inovação e transformação institucional. Eu tive o privilégio de participar da 6ª turma. O conhecimento aprendido serviu de base para efetivarmos a implementação da Escola Corporativa. A Escola, através do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), é apoiadora desse mestrado já que ele contribui para o desenvolvimento de competências organizacionais e da carreira dos servidores, alinhadas às diretrizes institucionais”, comenta Carla Kaufmann, diretora.
CURSO COM 20 VAGAS
A Ensp ofertou 20 vagas para essa nova turma, sendo 70% de ampla concorrência e 30% para ações afirmativas. O mestrado visa qualificar os profissionais das instituições públicas de referência do sistema nacional de inovação em saúde. Ele será realizado em formato híbrido, com aulas presencias e remotas, às quartas, quintas e sextas de maneira quinzenal. Tem duração mínima de 12 e máxima de 24 meses com carga horária total de 1.440 horas.
COORDENAÇÃO
“A originalidade deste mestrado é sua perspectiva sistêmica, onde se conjugam três macrouniversos: da ciência, tecnologia e inovação, da gestão e da saúde. Esse mestrado convida os profissionais para uma imersão nestas três áreas, propiciando conhecer o macrossistema em que a Fiocruz está inserida. Acompanho o curso desde a primeira turma, por isso sou suspeito para falar, mas posso afirmar que os alunos se surpreendem com esta perspectiva multidisciplinar, ampliando sua visão do papel da instituição e das suas próprias atribuições profissionais, no sentido amplo de construção do SUS. O conhecimento adquirido se cristaliza na elaboração das propostas de intervenção ao final do curso”, explica José Manuel de Varge Maldonado, coordenador adjunto do mestrado. Maldonado é economista, servidor aposentado do Instituto Nacional de Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologista.
A coordenação é de Carlos Augusto Grabois Gadelha, que foi vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz. Gadelha é economista, líder do Grupo de pesquisa sobre desenvolvimento, complexo econômico industrial e inovação em saúde (GIS/Fiocruz) e coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho.
CHAMADA PÚBLICA
Confira a chamada para a seleção pública de novos ingressos: https://ensino.ensp.fiocruz.br/processo-seletivo/processo/624
Crédito foto: Virginia Damas/ENSP/Fiocruz
- Login para postar comentários