por Giana Pontalti | notícia publicada em 27.5.2022
Na sexta-feira (6), 38 trabalhadores da Fiocruz concluíram o curso Introdução à ABNT NBR ISO 9001:2015. O curso foi promovido pela Escola Corporativa Fiocruz em parceria com a Coordenação da Qualidade (CQuali).
Durante duas semanas, os profissionais foram apresentados à NBR ISO 9001 pelo professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Carlos Reis. Carlos é especialista em Gestão da Qualidade, já chefiou o Serviço de Gestão da Qualidade da Fiocruz e atualmente é coordenador de Desenvolvimento Institucional da Ensp.
“Esse curso é de extrema importância porque toda a lógica do Sistema de Gestão da Qualidade roda em torno da ISO 9001, mesmo falando de áreas mais técnicas como laboratórios, áreas de controle até as áreas fabris. O Carlos é superespecialista nesse tema e a nossa expectativa é que possamos implementar os conceitos, as ferramentas principais dessa Norma em toda a instituição. Mesmo que não tenhamos o foco na certificação, que possamos implementar o que chamamos de boas práticas de gestão”, disse Renata Almeida, coordenadora da Qualidade, na abertura da ação de capacitação.
“A gente vai ver que uma certificação não é barata. A unidade pode apropriar-se da Norma como uma forma de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade. Adotar os requisitos da Norma na sua unidade é uma forma de fazer qualidade”, afirmou Carlos Reis, no início do curso.
CONHECENDO OS CAPÍTULOS DA ISO
No começo do curso, Carlos apresentou as principais terminologias e mudanças de estrutura entre as versões de 2008 e de 2015, falou do escopo da ISO 9001, que se aplica a qualquer organização já que tem como foco a gestão. O instrutor apresentou, ainda, os princípios da gestão da qualidade e destacou o papel da liderança na implementação das boas práticas. Carlos reforçou que a ISO 9001 leva em consideração o contexto organizacional e que este pode ser melhor compreendido com a aplicação da análise SWOT/matriz FOFA. Ao todo, foram seis aulas em seis dias de curso.
De 25/4 a 6/5, Carlos explicou os 10 capítulos da ISO e lançou exercícios em grupo para a fixação e prática do conhecimento.
“Quando me inscrevi, tive receio do curso ser maçante ou de me sentir deslocada por não ter conhecimento prévio sobre o tema. Eu me surpreendi, gostei do curso. A proposta da aula expositiva com exercícios em grupo ajudou no entendimento do conteúdo e aplicação prática. Estou começando um novo trabalho, de saúde urbana. Estou conhecendo os processos e esse curso contribui para pensarmos na melhoria deles”, reforçou Maria Alice Kuzel, médica veterinária, da Fiocruz Mata Atlântica.
“Eu era uma das poucas profissionais que não tinha feito o curso de Qualidade no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Cogepe. Achei o curso bom, o professor foi bastante didático. Pude conhecer melhor as ferramentas e entender o porquê de alguns requisitos e exigências da ISO. Foi útil e certamente aplicarei no meu dia a dia. Além do conteúdo, chamou a minha atenção a participação de trabalhadores de diferentes unidades. Com as trocas em grupo, pudemos conhecer mais da instituição”, destacou Clarisse Gusmão, analista de gestão, responsável pelo planejamento e dimensionamento da força de trabalho.
“O objetivo do trabalho do Sistema da Qualidade é a constante revisão do que se faz, é a melhoria contínua dos processos para a satisfação dos clientes”, salientou Carlos.
As aulas foram gravadas, depois de editadas serão disponibilizadas no ambiente virtual do PDP – Sistema de Gestão da Qualidade para que possam ser revistas pelos profissionais integrantes do Programa.
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