Mestrado Profissional que desenvolve gestores e futuros gestores da Fiocruz está com inscrições abertas

por Giana Pontalti | Notícia publicada em 30.5.2022

Estão abertas as inscrições para a seleção pública do Mestrado Profissional em Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). A Escola Corporativa Fiocruz, por meio do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), apoia a formação. O curso visa qualificar profissionais das instituições públicas de referência do sistema nacional de inovação em saúde. A nova turma é exclusiva para os servidores da Fiocruz.

Um mestrado experiente

O Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde foi lançado em 2002 como um desafio institucional na qualificação das lideranças da Fiocruz. Ao todo, o curso já formou 208 profissionais, sendo 150 da Fundação. A coordenação é dos economistas Carlos Augusto Grabois Gadelha e José Manuel de Varge Maldonado*.

“O mestrado permite avançar nas ações concretas, na concepção da Fiocruz como órgão estratégico de Estado, âncora do Sistema Único de Saúde, do complexo econômico-industrial e da ciência, tecnologia, inovação em saúde. A Fiocruz, com toda a responsabilidade que tem, precisa de gestores que possam alinhar visão estratégica com capacidade de implementação. O mestrado partiu da aposta de qualificar os gestores para que pudessem dialogar com os cientistas de ponta da instituição”, salienta Gadelha.

Carlos Gadelha ressalta que a decisão em abrir uma turma exclusiva para servidores da Fiocruz encontra justificativa no atual momento sanitário do país, com impacto direto sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acabamos de sair do IX Congresso Interno em que papel da Fiocruz para o desenvolvimento de uma instituição estratégica de Estado ficou muito claro. Nesse contexto duro, pós-pandemia, tão difícil para o SUS e para a Ciência e Tecnologia, a responsabilidade da Fiocruz em se qualificar para puxar uma rede nacional se torna de alta relevância. Em um momento conturbado como este, é o momento de fortalecermos os gestores da Fiocruz para que a sua capacidade de se articular e puxar os gestores da ciência, tecnologia em saúde em torno de um novo projeto nacional seja fortalecida. Este é um momento da Fiocruz estratégico para o desenvolvimento sustentável”, destacou Gadelha.

Investimento no aprendizado e na carreira

O servidor que ingressar no Mestrado Profissional será apresentado ao macrossistema da saúde e terá mais possibilidades de ascender em sua carreira, alinhada às estratégias institucionais, é o que aponta Gadelha.

“O primeiro ganho é quase um convite, uma abertura para que os gestores possam participar dos rumos estratégicos da instituição. Segundo, é o grande processo de aprendizado. Ninguém sai desse mestrado da forma como entrou. Ninguém lê o jornal da mesma forma que lia antes, ninguém lê um documento de ciência e tecnologia do SUS como lia antes. É uma oportunidade de engrandecimento pessoal imensa. Nenhum outro mestrado do Brasil ou mesmo do exterior qualificaria os gestores para essa visão do SUS, da ciência, tecnologia e inovação, do complexo econômico industrial da saúde. Terceiro, ao qualificar os gestores estratégicos, por aliar visão estratégica e capacidade de implementação, tendem a ter um crescimento favorável na carreira”, explica o coordenador.

Gadelha recorda que muitos discentes, após a conclusão do mestrado, ascenderam na carreira. “É normal os gestores que passam por esse mestrado comecem assumir responsabilidade maiores, muitos começam a coordenar programas. Entre os mestres, temos diretores de unidades e pessoas que se tornaram membros da própria presidência da Fiocruz”, ressalta.

Faça a sua inscrição

As inscrições para o Mestrado Profissional podem ser feitas até às 16h, horário de Brasília, do dia 27/6. O item 7, da chamada para a seleção pública traz o passo a passo para a inscrição, que é online.

Para esclarecimentos sobre o acesso ao sistema e/ou preenchimento do formulário de inscrição, entre em contato com a Ensp: pseletivoss@ensp.fiocruz.br ou WhatsApp (21) 96523-0064.

A 9ª turma terá 20 vagas, sendo 70% de ampla concorrência e 30% para ações afirmativas. A formação tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24, com carga horária de 1.440 horas.

*Os coordenadores

Carlos Gadelha foi vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, é líder do Grupo de pesquisa sobre desenvolvimento, complexo econômico industrial e inovação em saúde (GIS/Fiocruz) e coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho.

José Maldonado é o coordenador adjunto do mestrado. É economista, servidor aposentado do Instituto Nacional de Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologista.

Crédito foto: Virginia Damas/ENSP/Fiocruz