por Eduardo Müller | notícia publicada em 24.6.2022
A Escola Corporativa promoveu o curso 'Tratamento de não conformidade e oportunidades de melhoria', com objetivo de preparar os trabalhadores da Cogepe para auditorias internas e de manutenção da certificação ISO 9001:2015. Os participantes foram divididos em duas turmas. A primeira aconteceu no dia 21/6, e a segunda está prevista para o dia 19/7. A capacitação dá continuidade ao treinamento interno iniciado em maio com o curso de 'Interpretação da ABNT NBR ISO 9001:2015'.
A atividade foi conduzida por Renata Martins, analista de gestão em saúde da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan). Renata iniciou a apresentação mostrando conceitos e definições básicas sobre o tema. Em seguida, Renata demonstrou um passo a passo para a identificação e tratamento de uma não conformidade. A primeira etapa é o registro do fato. Neste momento, algumas perguntas devem ser respondidas para identificar o problema, o resultado indesejado, a frequência da ocorrência, entre outras questões.
A segunda etapa consiste na investigação da causa raiz. O objetivo, segundo Renata, é "levantar os motivos que nos levam a ter um problema". A análise pode ser feita com a aplicação de um conjunto de princípios, técnicas e metodologias que permitem identificar a causa raiz de um evento ou uma tendência.
Na terceira etapa do tratamento de não conformidade é definido um plano de ação. Renata explicou que existem três ações que devem ser tomadas nessa fase: 1) de contenção, com vista a delimitar o efeito, 2) de correção, para eliminar e tratar esse efeito, e 3) ação corretiva, com objetivo de eliminar as causas da não conformidade.
Renata apresentou também diferentes ferramentas de qualidade. "São ferramentas utilizadas por profissionais dos diferentes ramos de atuação para melhorar a qualidade dos projetos, produtos, sistemas e processos", explicou Renata.
- Login para postar comentários