Back to top

A integridade de dados é o tema de cursos desenvolvidos para os pesquisadores da Fiocruz

por Giana Pontalti | notícia publicada em 7.7.2022 

A integridade de dados é o tema dos cursos de educação a distância (EAD) lançados pela Escola Corporativa Fiocruz em parceria com a Coordenação de Qualidade (CQuali) para os trabalhadores da área da pesquisa científica.  

O EAD Introdução à Integridade de Dados e o EAD Aplicação da Integridade de Dados na Pesquisa Científica - módulos 1 e 2 estão disponíveis no Campus Virtual Fiocruz. Juntos, entregam 20 horas de conteúdos customizados sobre integridade de dados para pesquisadores.  

“A Coordenação da Qualidade tem investido em cursos de integridade de dados para a área da pesquisa porque essa temática está alinhada à adoção das boas práticas em pesquisa científica, preconizada pela instituição desde 2016 e capitaneada pela CQuali. Dentre os pilares da recomendação das boas práticas está a geração de dados. A integridade de dados é um tema que se originou na área farmacêutica e tem sido trazido à área da pesquisa científica na perspectiva de se ter dados íntegros, rastreáveis, fidedignos e vivos ao longo do tempo. É importante que os pesquisadores, independente da sua área temática, entendam a importância de produzir e ter dados íntegros ao longo dos seus projetos de pesquisa”, afirma a coordenadora da Qualidade, Renata Almeida.  

Os cursos são assinados pelo farmacêutico e coordenador do projeto de integridade de dados do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), Guilherme Mulé. “O tema da integridade de dados ganhou uma importância muito grande nos últimos cinco anos, quando a agência reguladora americana Food and Drug Administration (FDA) conseguiu evidenciar problemas de dados que não eram confiáveis às pessoas, não traduziam a verdade. Desde então, esse tema tem sido muito abordado em diversas áreas do conhecimento”, destaca Guilherme.  

Os EADs são autoinstrucionais. Suas aulas são rápidas, dinâmicas e em vídeos. Trazem conteúdos qualificados, atividades interativas e estudos de caso baseados na realidade institucional.  

“É com grande entusiasmo que entregamos os cursos de integridade de dados no formato EAD à CQuali, nossa parceira no Programa de Desenvolvimento de Pessoas do Sistema de Gestão da Qualidade. Fizemos uso das tecnologias educacionais e de metodologias ativas para desenvolver os cursos no formato EAD, autoinstrucionais, com estudos de caso relacionados à realidade da pesquisa. Esse formato amplia o acesso ao conhecimento e facilita o estudo já que cada trabalhador decide quando e de onde acessar. Os cursos foram customizados para o Programa de Desenvolvimento de Pessoas do Sistema da Qualidade e seguem a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. São destinados aos pesquisadores e podem, futuramente, ser disponibilizados em amplo acesso na plataforma Educare", destaca Carla Kaufmann, diretora da Escola Corporativa. 

 

O que você vai encontrar em cada curso: 

INTRODUÇÃO À INTEGRIDADE DE DADOS   

O curso introdutório apresenta a origem do tema integridade de dados, os seus conceitos mais difundidos, sua aplicação e abrangência. Mostra as principais causas de não adesão da integridade de dados no ambiente organizacional e suas consequências. Apresenta, ainda, as características para que um dado seja considerado íntegro: os princípios ALCOA e ALCOA plus.  

O EAD introdutório é composto por quatro videoaulas e exercícios de fixação do conhecimento. 

  

APLICAÇÃO DA INTEGRIDADE DE DADOS NA PESQUISA CIENTÍFICA - MÓDULO 1 

O curso aborda as medidas de controle que podem ser implementadas para assegurar que os dados gerados e armazenados por uma organização sejam íntegros, atendendo aos princípios ALCOA.  

Na primeira aula, são apresentados e comentados os controles organizacionais.  Na segunda, os controles operacionais e, na terceira, os controles técnicos.  O curso traz ainda um estudo de caso.  

O estudo é baseado em um caso real em que uma organização contrata um laboratório de pesquisas para prestar um serviço. A empresa contratante, na verificação da rotina de trabalho do laboratório, percebe que aproximadamente 1.000 registros foram eliminados de um equipamento, apontando para problemas de integridade de dados.   

Nesse módulo, o(a) aluno(a) terá acesso às listas de controles que podem ser implementados conforme as particularidades de cada atividade. Orientamos que antes de cursar o módulo 1, o profissional faça o curso Introdução à Integridade de Dados, que tem carga horária de 5 horas.   

 

APLICAÇÃO DA INTEGRIDADE DE DADOS NA PESQUISA CIENTÍFICA - MÓDULO 2

O Módulo 2 apresenta números e estatísticas de integridade de dados. O instrutor revela quais são os problemas mais frequentes de integridade de dados e como eles se relacionam à cultura organizacional.  

Esse módulo trata da diferença entre fraude e erro, explicando o contexto em que são potencializados ou minimizados. O curso traz, ainda, uma proposta de modelo de projeto de integridade de dados.    

Ambos os cursos possuem certificados, que são gerados automaticamente após a conclusão e enviados para o e-mail do aluno(a) em até 5 dias úteis.   

 

Como acessar: 

Os cursos estão disponíveis no Campus Virtual, área da Escola Corporativa. Para acessá-los é preciso fazer uma breve inscrição. 

EAD Introdução à Integridade de Dados >>  Acesse aqui. 

EAD Aplicação da Integridade de Dados na Pesquisa Científica >> Acesse aqui.