Back to top

Escola Corporativa realiza capacitações para trabalhadores da Cogepe

por Giana Pontalti | notícia publicada em 19.7.2022 

A Escola Corporativa realizou, de maio a julho de 2022, cinco capacitações para os trabalhadores da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) sobre o Sistema de Gestão da Qualidade. Desde 2017, a Cogepe é uma unidade certificada ISO 9001:2015.  

“A certificação é uma forma de reconhecer que o nosso Sistema de Gestão tem qualidade, que atende às necessidades e expectativas dos clientes”, explicou a analista de Gestão em Saúde Renata Pereira Martins, que conduziu os dois cursos promovidos pela Escola: Interpretação da ABNT NBR ISO 9001:2015 e Tratamento de não conformidades e oportunidades de melhoria. Renata foi coordenadora da Coordenação Integrada da Qualidade da Cogepe (CIQ) por cinco anos e agora trabalha na Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan). 

A Cogepe está em seu segundo ciclo de certificação da ISO 9001 e, em 2023, iniciará um novo. “A ISO tem contribuído e aprimorado os processos de forma geral na organização. Com a entrada de novos trabalhadores, identificamos a necessidade de reforçar o conceito da Norma e das ferramentas de análise de não conformidade para auxiliar no aperfeiçoamento das tratativas e melhoria nos processos”, explicou a coordenadora da Coordenação Integrada da Qualidade da Cogepe (CIQ), Sandra Fernandes Ferreira.

INTERPRETAÇÃO DA ABNT NBR ISO 9001: 2015  

O curso Interpretação da ABNT NBR ISO 9001:2015, com carga horária de 16 horas, apresentou a Norma ISO e tratou de cada uma de suas 10 cláusulas, abordando desde o conceito da ISO até a melhoria contínua dos processos.  

Para que todos os servidores, terceirizados e bolsistas pudessem participar da capacitação, foram formadas duas turmas. A primeira teve aulas nos dias 17 e 19 de maio, e a segunda, nos dias 5, 7, 12 e 14 de julho. Ao todo, 74 profissionais participaram da capacitação e conheceram a Norma que busca otimizar os processos internos das organizações. Uma outra turma está prevista para novembro.  

A Norma ISO 9001:2015 está disponível na Intranet Fiocruz, canal da Cogepe.  

TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADES E OPORTUNIDADES DE MELHORIA  

Uma das cláusulas da ISO 9001: 2015, o tratamento de não conformidades foi tema de outro curso promovido pela Escola Corporativa. A capacitação teve carga horária de 3h30. 

“Quando não registramos uma não conformidade, seja ela real ou potencial, perdemos a oportunidade pensarmos a melhoria do processo“, reforçou a coordenadora-geral da Cogepe, Andréa da Luz, que acompanhou o curso realizado no dia 19 de julho.  

A capacitação foi realizada em três datas diferentes, oportunizando que 134 trabalhadores pudessem se qualificar. A primeira aconteceu em 21 de junho, a segunda, em 24 de junho, e a última nesta quarta, dia 19/7.  

O curso tratou do conceito de não conformidade (NC) e mostrou as etapas do tratamento da NC. Esta se inicia com a identificação e descrição da NC, e passa pela investigação da sua causa raiz, pelo estabelecimento de um plano de ação - que conta com ações corretivas e preventivas - e pela análise da eficácia de tratamento. A instrutora Renata Martins também apresentou aos trabalhadores uma série de ferramentas de qualidade como o método PDCA, FMEA 4.10, Sigma 4.11, entre outras.  

“Nós viemos amadurecendo a cada auditoria. Hoje, temos os processos mapeados, procedimentos padrão para quase todos os nossos processos, indicadores de resultado. Em cada auditoria, as equipes se preparam e refletem sobre os seus processos, indicadores e gestão de riscos. Mas essa prática tem que ser incorporada à rotina. Quando tivermos a consciência de que o que fazemos é coletivo e está vinculado a um conjunto de práticas e a um grupo de pessoas, vamos lembrar de registrar aquilo que é uma oportunidade de melhoria ou uma não conformidade, como vimos na aula do dia 19. A Cogepe me orgulha muito porque estamos sempre perseguindo a qualidade, mas isso não pode ser algo eventual, mas sim contínuo, e isso nem sempre fica claro para todo trabalhador”, concluiu Andréa da Luz. 

 

Os cursos foram realizados remotamente, pela Plataforma MS Teams. Print da aula do dia 19.