Encontro debate capacitação na Fiocruz

A Diretoria de Recursos Humanos (Direh) realizou, nesta quarta-feira (13/1), a primeira reunião com representantes dos SRHs das unidades com o objetivo de aprofundar o debate sobre planos de capacitação dos servidores da Fiocruz.

Uma das primeiras novidades apresentadas ao grupo pela chefe do Departamento de Desenvolvimento em Recursos Humanos (DDRH), Andrea da Luz, foi a mudança do Serviço de Capacitação (Sercap), que sai do organograma do DDRH para se integrar à Escola Corporativa da Fiocruz com a função de desempenhar consultoria junto às unidades no que diz respeito à elaboração dos seus planos de capacitação. “O desafio é cuidar da capacitação em todos os níveis”, explicou Carla Kaufmann, diretora da Escola Corporativa, enfatizando que as unidades continuarão com autonomia para desenvolver seus próprios planos de capacitação. A consultoria será desempenhada pelo servidor Plinio Souza, que acumulará também a função de coordenar a capacitação dos servidores da Direh.

A continuidade da pauta da reunião tratou do envio, por parte dos SRHs, do relatório de execução dos planos de capacitação de 2015 para a Direh. Foi acordado um novo prazo para a entrega do documento, dia 21/1. Após o acerto do novo cronograma, teve início uma avaliação do Plano Anual de Capacitação (PAC) 2015. A Direh destacou como fatores de dificuldade de execução de atividades de capacitação durante o último ano as restrições orçamentárias impostas à instituição e a greve de dois meses durante o processo de negociação salarial entre servidores e governo.

A avaliação da Direh apontou também algumas oportunidades de melhoria como a maior interação entre os SRHs para capacitações comuns, a possibilidade de valorização de treinamentos internos e a vinculação da capacitação aos objetivos estratégicos da Fiocruz.  Os representantes dos SRHs também destacaram as experiências ocorridas nas unidades, indicando dificuldades e iniciativas realizadas.

Em relação ao PAC 2016, a Direh informou aos representantes dos SRHs que o período de elaboração do plano será de 22/1 até 2/3.

Divulgado em 14/1/2016