Back to top

Seminário debate perspectivas e novos caminhos na relação entre Fiocruz e Fiotec

Evento abordou gestão de projetos e as relevantes funções da coordenação e fiscalização para o processo 

Publicado por Erika Blaudt - 28.04.23

O Seminário Trajetórias, Avanços e Perspectivas na Relação entre Fiocruz e Fiotec: o Aprendizado Institucional em Rede realizado pela Diretoria Executiva da Fiocruz, Escola Corporativa e Rede de Escritórios de Projetos, dia 19 de abril, no INCQS, e transmitido remotamente, oportunizou os lançamentos dos Microcursos Autoinstrucionais para Coordenadores e Fiscais de Contratos firmados entre a Instituição e Fundações de Apoio e a quinta edição do Manual Fiotec. 

O evento, que contou com representantes de relevantes instituições, trouxe para o debate a importância do trabalho colaborativo, a relação da instituição com órgãos de controle, a legislação vigente e as perspectivas relacionadas ao aprimoramento da atuação das instituições na gestão de contratos. 

A abertura do evento foi realizada pelo Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Dr. Juliano Lima, representando o Presidente, Dr. Mario Moreira, que, apesar dos esforços, não conseguiu comparecer ao evento, por estar em viagem, mas enviou a congratulação aos organizadores e mensagem de  

"Em nome do Presidente da Fiocruz, que apoiou muito esse evento, e parabenizou a todos e a atuação da Escola Corporativa, sobretudo, pelo fortalecimento das competências e carreiras na Instituição, agradeço às áreas organizadoras deste importante evento – que traz como destaque a gestão de projetos – grande parte das nossas entregas - e pela participação do público presencial e remoto", declarou.  
Ele reiterou a importância da contribuição de toda a Fiocruz bem como da equipe da Fiotec para a pronta resposta da Instituição ao enfrentamento da pandemia e a sua correlação com a gestão de projetos.  

Na sequência, iniciaram-se explanações do primeiro painel sobre os Caminhos e Perspectivas para a Excelência na Gestão de C&T&I e a Contribuição das Fundações de Apoio, com o atual Chefe de Gabinete da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Dr. Fernando Peregrino, que até o início deste ano havia dirigido o Confies (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), além de dirigir a COPETTEC, fundação de apoio da UFRJ. O Diretor Executivo da Fiotec, Hayne Felipe da Silva, que já atuou como Diretor de Farmanguinhos, também esteve na composição da mesa. 

Dr. Fernando discorreu sobre a retomada da valorização das fundações de apoio às instituições de saúde. “Houve muitas campanhas contrárias e, nós, enquanto Confies, levantamos os entraves existentes na legislação entre instituições e fundações para que ganhássemos espaço para melhorias”, pontuou. 
Ao final da sua explanação, Dr. Fernando, deixou uma mensagem de otimismo: “temos atuado para colocar as fundações de apoio como protagonistas da gestão e acredito no modelo tripartite formado pela autarquia, fundação e o órgão de governo para a defesa de projetos de pesquisas que modificam a realidade. A Fiotec e a Fiocruz estão de parabéns por este evento”. 

Na fala do Dr. Hayne, ele lembrou da importante função da Fiotec para a C&T&I e Saúde, das mudanças emblemáticas com as Leis 13.801/19 (Relações entre as Instituições Federais de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica e as Fundações de Apoio) e 12863/13 (Plano de Carreiras) e apresentou dados relevantes relacionados às atividades da Fiotec. Dr. Hayne exaltou a atuação e o comprometimento de toda a equipe para a gestão da Fiocruz. “A partir do nosso planejamento estratégico participativo, no qual trabalhamos apoiados nas gestões da qualidade, de pessoas, processos, sustentabilidade e parceiros, com dedicação e comprometimento, enfrentamos diversos desafios durante a pandemia, sempre na busca pela eficiência da Fiocruz. Para nós é um orgulho ”, ressaltou. 

No segundo painel de apresentação, foram abordados Os 25 Anos da Parceria entre Fiocruz e Fiotec - Novas Apostas de Integração, Alinhamento e Qualificação dos Atores-Chave. Compuseram a mesa, a Dra. Vanessa Costa e Silva, docente da Ensp e Assessora da Diretoria Executiva da Fiocruz, a Coordenadora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, e o representante da Coordenação da Rede de Escritórios de Projetos, Marcos Ivan Carvalho, que falou em nome da Coordenadora da Rede, Ana Carneiro. 

Carla Kaufmann explanou sobre o objetivo da Escola Corporativa, em multiplicar conhecimentos ao contribuir para o desenvolvimento de carreiras e competências dos servidores da Fiocruz a partir da aprendizagem em rede e das parcerias com as unidades, sobretudo, com a Rede de Escritórios de Projetos, que exerce papel fundamental na gestão de projetos inovadores no âmbito da Fiocruz. Ela acrescentou que foi muito importante a parceria com a Rede para a ação de desenvolvimento dos microcursos autoinstrucionais de contratos entre a Fiocruz e a Fiotec para fiscais e coordenadores, lançados hoje no Seminário. Carla também apresentou um vídeo sobre o funcionamento dos microcursos na Comunidade Virtual e ressaltou: “dessa forma, estamos dialogando com os nossos desafios, não só trazendo legislações, mas importantes discussões para o nosso cotidiano". 

Posteriormente, Marcos Carvalho apresentou o Relatório de Gestão da Rede de Escritórios do ano passado, apontando as principais ações da área. Posteriormente, ele agradeceu pela significante parceria com a escola Corporativa para o desenvolvimento das capacitações dos profissionais da Rede. 

A Dra. Vanessa finalizou o evento, recordando que a Rede de Escritórios de Projetos se tornou um espaço privilegiado para a construção de conhecimento de forma coletiva e que o seminário é resultado de uma atuação conjunta e necessária para além da discussão das legislações. “Tivemos muitos desafios, como, entender o papel do fiscal; a interpretação da legislação, por exemplo, mas precisamos pensar em dispositivos que deem mais qualidade ao trabalho de todos nessa relação entre as instituições. Esta ação representa a relevância do esforço conjunto para retomar a potência da Rede de Escritórios de Projetos, nesse processo, e priorizar a aprendizagem para a fiscalização e a coordenação de contratos e, agradecemos, especialmente à parceria da Fiotec, da Escola Corporativa e da Rede”, explanou. 

No Seminário foram lançados os Microcursos de Coordenação e Fiscalização de Contratos com a Fiotec: As Singularidades na Coordenação e na Fiscalização de Contratos Celebrados entre Instituições de Ciência e Tecnologia e Fundações de Apoio, e a quinta edição do Manual Fiotec. 

Os cursos foram totalmente customizados e desenvolvidos pela Escola Corporativa Fiocruz, tendo à frente da coordenação, a Dra. Vanessa, em conjunto com a equipe da Escola deste projeto, que está vinculado ao Programa Rede de Escritórios de Projetos da Coordenação - a Coordenadora da área de Soluções Educacionais, Ana Paula Mendonça, a Analista de Programas Isabel Lourenço Rodrigues, a Analista de Sistemas Hilde Silvana Pontes, a Assistente de Programas Erika Franco da Silva Costa, a Designer Instrucional Michelle Viana Trancoso e o Designer Gráfico Mário Henrique Martins. Os microcursos estão disponíveis no Campus Virtual da Fiocruz. 

Em relação à quinta revisão do Manual da Fiotec, a equipe da Cogead, dentre os profissionais estão o Designer Gráfico Michel Antero da Silva que esteve envolvido na atualização, juntamente com a Dra. Vanessa. 

 

Microcursos para fiscais e coordenadores de contratos estão com inscrições abertas 

Estão abertas as inscrições para os Microcursos Coordenação de Contratos com a Fiotec: As Singularidades na Coordenação de Contratos Celebrados entre Instituições de Ciência e Tecnologia e Fundações de Apoio, e Fiscalização de Contratos com a Fiotec: As Singularidades na Fiscalização de Contratos Celebrados entre Instituições de Ciência e Tecnologia e Fundações de Apoio - Arcabouço Jurídico e Atribuições do Fiscal. 

Os cursos foram desenvolvidos pela Escola Corporativa Fiocruz, em parceria com a Diretoria Executiva e a Rede de Escritórios de Projetos, e possuem carga horária de cinco horas, com linguagem atrativa e dinâmica. “Essa é uma importante entrega. A nossa aposta foi fazer esse curso para que todos possam entender os pontos principais existentes no Manual Fiotec”, ressaltou a Dra. Vanessa Costa e Silva.