Back to top

Discentes e professores do Programa de Pós-Graduação da Escola Corporativa Fiocruz participam de visita técnica à Bio-Manguinhos

Iniciativa faz parte da programação do curso que oferece aula presencial hoje 

Por Erika Blaudt - 11.05.2023

Discentes e professores do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Industrial do SENAI CIMATEC, desenvolvida em parceria com a Escola Corporativa Fiocruz, participaram ontem, 10 de maio, de uma visita técnica ao Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A ação faz parte da programação do curso, cujas aulas presenciais também acontecem hoje, dia 11 de maio. 

A jornada à Bio-Manguinhos, unidade responsável por pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, kits para diagnóstico e biofármacos, no âmbito da Fiocruz, visou contribuir para a formação dos discentes, que, em sua maioria, desenvolvem pesquisas nos campos de Gestão, Tecnologia e Inovação da Fiocruz. 

De acordo com o Analista Plínio Souza, responsável pelo monitoramento das ações de Pós-Graduação da Escola Corporativa Fiocruz, a realização da visita buscou a articulação entre o conhecimento teórico e a prática profissional nas extensões de pesquisa, desenvolvimento, produção e inovação em saúde pública. Além do fortalecimento da parceria entre Fiocruz e o Senai Cimatec, centros de referência avançados nas áreas da Educação, Tecnologia e Inovação.  

Essa complexidade ficou evidente na apresentação do CTV Bio-Manguinhos realizada pela assessora da Vice-diretoria de Produção do Instituto, Carla Wolanski, que também deu as boas-vindas a todos os presentes, além de responder a questões relacionadas à produção de imunizantes, treinamentos de equipes, estoques de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo - fundamental para a formulação de fármaco) e cooperações entre laboratórios da própria Fiocruz, por exemplo. 

Na sequência, a apresentação da Fernanda Teixeira - coordenadora da Assessoria de Engenharia Industrial, também trouxe relevantes contribuições para a compreensão do intrincamento da gestão do Instituto que tem passado por melhorias, com a inserção de um modelo de Gestão a Vista, para atender aos indicadores e ao próprio processo de qualidade da unidade. 

Todo profissionalismo, desempenho da equipe e a preocupação com a qualidade, prazos e investimentos estiveram evidentes durante a visita técnica que seguiu no trajeto, conhecendoo Centro de Processamento Final de Imunobiológicos (CPFI), dentre outras instalações do Bio-Manguinhos que produz 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano representando assim, "o estado da arte em biotecnologia" no País, como é considerada. 

Os discentes que participaram da visita técnica reconheceram a importância da visita para o desenvolvimento profissional bem como a potência do Instituto e se mostraram muito entusiastas, sobretudo, pelas apresentações in loco da estrutura e infraestrutura. "Visitar Bio foi oportuno pois me deu uma visão do nosso  processo de fabricação voltada à saúde, além de evidenciarmos suas estruturas e modelos de gestão e operacional", relata a tecnologista Saada Lima Chequer Fernandez, Coordenadora da Qualidade do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). 

A coordenadora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, considera relevante esse tipo de ação para discentes e instituições. "É uma forma de fortalecer o aprendizado e as interações intra e interinstitucionais", ressalta. 

A organização da iniciativa teve à frente a equipe da Escola Corporativa que atua diretamente com o processo de monitoramento das ações de Pós-Graduação, as Analistas em Desenvolvimento Institucional, Aline da Silva Freitas e Geiciane de Andrade Azevedo e Plínio Souza, em conjunto com a equipe da Área de GC do Bio-Manguinhos,  coordenada pela Ana Paula Carvalho, quem acolheu a demanda da Escola e organizou toda a recepção do grupo. 

 

Aula presencial no Prédio da Expansão da Fiocruz 

A visita técnica fez parte de uma programação para os discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Industrial do SENAI-CIMATEC, em parceria com a Escola Corporativa, e que hoje, 11 de maio, têm aula presencial da Disciplina Metodologia de Pesquisa III. 
As aulas estão sendo ministradas pela coordenadora do curso e professora responsável pela disciplina, Dra. Ingrid Winkler, Dra. Bruna Machado e Professor Cristiano Vasconcellos Ferreira, e foram retomadas presencialmente no começo deste ano. A Diretora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, que também cursa o doutorado, apresentou o seu projeto para os participantes e aproveitou para dar as boas-vindas. 

Acompanhe os dias aqui.