Back to top

Seminários do Mestrado Profissional em Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação abordam governança, saúde e inovação 

Curso é realizado em parceria com a Escola Corporativa Fiocruz  

Por Erika Blaudt (11.07.2023) - Governança, saúde e inovação foram os principais temas abordados na Disciplina Seminários Profissionais I da 9a turma do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, parceria entre a Escola Corporativa Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), nos meses de maio e junho de 2023. 

A disciplina propôs o oferecimento de um conjunto de palestras ministradas por profissionais da gestão da Fiocruz para promover discussões e reflexões coletivas em sala de aula, mediante a identificação de questões atualizadas levantadas nos ambientes de trabalho, com cases, promovendo, assim, um aprofundamento do conhecimento dos discentes na área de gestão da instituição e seus principais desafios, tanto para o presente quanto para o futuro. 

O primeiro seminário tratou a temática Parcerias Tecnológicas na Saúde Pública: Fundamentos Teóricos, Evolução Política, Aspectos Técnicos e Novas Perspectivas Jurídicas, ministrado pelo Chefe do Serviço de Contratos da Cogead, Paulo Villas Bôas, egresso do Mestrado Profissional em Administração Pública realizado por meio da parceria entre a Escola Corporativa e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

O segundo abordou a Avaliação de Impacto: a Fiocruz no enfrentamento da Covid-19, por meio das coordenadoras do Projeto de Avaliação de Impacto da Covid-19 na Fiocruz, Paula Xavier dos Santos, e a analista de gestão em saúde, que atua no gabinete da Presidência da Fiocruz, Mariana Borges Medeiros. 

Já o terceiro seminário focou no tema Governança Pública e Colaboração: uma alternativa frente a problemas públicos complexos, apresentado pelo analista de Gestão da Escola Corporativa Fiocruz, Plínio dos Santos Souza, que também defendeu a dissertação pelo mestrado profissional oferecido pela parceria Escola Corporativa e FGV. Ele explicou que a Governança Colaborativa tem se consolidado cada vez mais enquanto estratégia das organizações públicas frente a problemas públicos cada vez mais complexos, interdependentes, que desafiam o modelo burocrático tradicional hierárquico das instituições.  

Para finalizar os Seminários Profissionais do primeiro semestre, a Coordenadora da Coordenação da Qualidade da Fiocruz (CQuali), Renata Almeida, explanou sobre os Novos Modelos de Organização e Gestão da Pesquisa: estudo de caso relacionado à estruturação e implementação do novo centro de pesquisa, inovação e vigilância em covid-19 e emergências sanitárias. Após a palestra, Renata, que esteve na coordenação da implantação do projeto do Centro de Pesquisa em Inovação, Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias da Fiocruz, acompanhou a turma na visita técnica à unidade. 

Os discentes do curso consideraram muito relevantes os seminários, tanto para o meio acadêmico quanto para o profissional, como afirmou a coordenadora da área de Gestão de Pessoas do IFF/Fiocruz (Instituto Fernandes Figueira), Verena Maciel Novaes Khazrik. A discente Fabíola Simões Ferrari, que atua como chefe do Serviço de Gestão de Contratos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), aproveitou para ressaltar o conhecimento sobre o penúltimo seminário. “O Plínio abordou com facilidade o tema da Governança Pública uma temática amplamente disseminada, mas que guarda um grau de abstração e de múltiplos sentidos (significados)”, relatou. 
 
Assim, os seminários profissionais, de um modo geral, correlacionaram temas atuais trabalhados dentro e fora da instituição, associando a parte prática à teórica. Houve discussão das propostas de intervenção envolvendo a gestão da Fiocruz, também trazidas pelos discentes, e abordando outros temas, como marco legal da ciência, tecnologia, inovação, gestão de pessoas, saúde, ambiente, sustentabilidade, governança e planejamento estratégico na Fiocruz. 

Esses foram resultados da parceria entre a Escola Corporativa e a Ensp – que têm contribuído para o fortalecimento do aprendizado em rede, da gestão, da articulação dos profissionais e dirigentes das áreas para a disseminação de conhecimento. Nesse semestre estão programados novos seminários profissionais acerca de outros temas relevantes para a instituição, como por exemplo, a política de equidade étnico-racial e de gênero da Fiocruz bem como seus desafios, Gestão de Projetos ministrada pela Diretora-Executiva Adjunta da Fiocruz, Priscila Ferraz, e Gestão da Inovação, pela coordenadora de Programas da Instituição, Cristiane Quental. Confira algumas imagens dos seminários profissionais na Galeria.