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Programa de Desenvolvimento Gerencial para Líderes Conectar, Agir, Inovar é lançado no IRR 

 

                                      
Lançamento foi realizado no auditório do próprio Instituto

Por Erika Blaudt / 06.09.2023 

Como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) foi lançado no dia 4 de setembro o "Conectar, Agir, Inovar" para Líderes do Instituto René Rachou (IRR) desenvolvido a partir da parceria entre a Escola Corporativa Fiocruz e o Instituto. 

A iniciativa visa proporcionar uma jornada de aprendizado e desenvolvimento para os líderes da instituição, abordando desafios diários relacionados à gestão de equipes. O lançamento, realizado no auditório do próprio Instituto, contou com a presença do Diretor e de trabalhadores do IRR. 

O Diretor do Instituto René Rachou, Dr. Roberto Sena, iniciou o evento desejando as boas-vindas aos participantes e enfatizando a relevância do programa para a gestão organizacional e expressou sua gratidão à equipe da Escola Corporativa pela parceria. "O PDG foi pensado a partir de um diagnóstico sobre o desenvolvimento de habilidades gerenciais e socioemocionais e a construção de uma rede colaborativa nossa para a execução das estratégias institucionais e da própria equipe de gestores", ressaltou. 

Na sequência, o coordenador de Programas Educacionais de Desenvolvimento da Escola Corporativa Fiocruz, Luiz Assis, agradeceu também a parceria, apresentou os pilares e a atuação da Escola para a aprendizagem em rede e explicou também a estrutura do Conectar, Agir, Inovar. "A implantação desse programa contribuirá para o desenvolvimento de competências essenciais focando no exercício de uma liderança de equipes que concilie necessidades institucionais e pessoais, em um ambiente saudável", destacou. 

Na sequencia, em sua palestra, a Dra. em Administração Denize Dutra, consultora técnica que conduzirá o programa, contextualizou o programa no cenário atual do mundo do trabalho, abordando a influência na Fiocruz, a relevância da Instituição para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a sociedade, enfatizando a valorização dos trabalhadores e a necessidade de aprimorar a gestão. "Significa que iremos estruturar uma jornada de aprendizagem e desenvolvimento no enfrentamento de desafios diários nessa missão de gerir pessoas, para que possamos nos conectar, agir e inovar", pontuou. 

Durante a sua apresentação, Dra. Denize Dutra também refletiu sobre as novas habilidades exigidas pelo mundo atual que está em constante transformação e enfatizou que a liderança continua desempenhando um papel fundamental, distinguindo as competências do futuro, como as soft skills. 

A Dra. também abordou questões relacionadas ao ambiente de trabalho, enfatizando a necessidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, especialmente devido às mudanças ocorridas durante a pandemia. Ela destacou a importância do engajamento das pessoas, da transparência e da inovação para enfrentar os desafios atuais. 

"A liderança é relacionamento que máquina nenhuma irá substituir, por isso, as competências do futuro precisam ser valorizadas, uma vez que estão presentes, no trabalho, na tomada de decisão, na pesquisa", acrescentou a Dra. Denize. 

Além disso, ela enfatizou a necessidade de profissionalização e capacitação e o alinhamento das pessoas com o propósito da Fiocruz em uma adaptação às mudanças no mundo do trabalho. 

A cerimônia contou ainda com um talk show conduzido por Denize e com a participação da coordenadora do Serviço de Gestão da Qualidade, Biossegurança e Ambiente (SQBA), Márcia de Oliveira Siqueira, que trabalha no Instituto há mais de 20 anos. Ela trouxe valiosas experiências para superar desafios junto à equipe e enfatizou a importância de uma abordagem colaborativa no ambiente de trabalho. "A gente tenta levar todas as ações para cumprir com o objetivo, mas sem pressão, cada um faz o que tem que fazer e contribui para o todo, e temos tido êxito com essa forma de trabalho", relatou Márcia. 

As servidoras presentes na cerimônia, as analistas em Saúde da Fiocruz, Carla Mônica Pinheiro e Mariana Pereira Brandão Diniz, compartilharam suas experiências, destacando a relevância da liderança na construção de um ambiente acolhedor e na promoção de um trabalho de qualidade. "Os meus colegas de trabalho são meus amigos também", declarou Carla, ressaltando o valor das relações interpessoais no ambiente de trabalho. 

O "Conectar, Agir, Inovar" representa um passo importante na busca pela excelência na gestão de pessoas equipes do Instituto René Rachou, e a parceria com a Escola Corporativa Fiocruz promete fornecer as ferramentas necessárias para que os líderes enfrentem os desafios de forma eficaz e inovadora, contribuindo para o sucesso contínuo da instituição. 
Confira as imagens aqui.