Back to top

Parceria entre Escola Corporativa, Bio-Manguinhos e EBAPE promove ações do 24o Ciclo do Curso IMPM

Publicado por Erika Blaudt - 04/10/2023 - A Escola Corporativa (Fiocruz), o Instituto Tecnológico em Imunobiológicos Bio-Manguinhos (Fiocruz) e a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV) por meio de parceria realizaram ações de desenvolvimento referentes ao módulo Action Mindset do 24° Ciclo do curso Internacional Masters Program for Managers (IMPM), englobando um grupo de discentes estrangeiros, que estiveram na Fiocruz, no dia 28 de setembro. 

Eles participaram de uma visita técnica ao Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz para perscrutar um caso específico proposto pela unidade e propor soluções relacionadas. O grupo recebeu um caso em que houve a necessidade de uma mudança institucional e a partir do mesmo teve que discutir propostas de melhorias ao mesmo. Tratando-se assim, de uma pesquisa-ação, que objetiva a articulação de conhecimentos teóricos e práticos para a proposição de alternativas possíveis em projetos ou cases institucionais em que houve a necessidade de mudanças. 

Durante a visitação, o grupo ainda obteve informações acerca da Escola Corporativa, representada pelo analista em Planejamento, José Vicent Payá, do Bio-Manguinhos, representado pela Vice-Diretora de Produção, Carla Wolanski, e conheceu o Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV) - local de produção das vacinas. As informações contribuirão para a elaboração do case em que eles atuaram para propor soluções pertinentes às estratégias da Fiocruz. 

No dia seguinte, no âmbito da EBAPE/FGV, os discentes expuseram novas perspectivas de gestão e de alternativas frente à situação que havia sido apresentada por gestores e técnicos da unidade da Fiocruz durante a visitação. Já no dia 2 de outubro, eles participaram ainda de um Colóquio do IMPM, no Centro de Pesquisa e Inovação de uma empresa multinacional de cosméticos, oportunidade em que foram co-produzidas soluções de gestão entre todas as organizações chaves brasileiras que participam do 24° Ciclo do próprio IMPM.  

Tais iniciativas foram planejadas e acordadas entre o responsável pelos Programas de Pós-Graduação da Escola Corporativa, Plínio dos Santos Souza, as gestoras do Bio-Manguinhos das Divisões de Gestão Estratégica e Riscos, do  Departamento de Gestão Estratégica Integrada, respectivamente, Ana Paula Carvalho e Vivian Ribeiro, e pelo professor da FGV Alexandre Faria, que coordena o módulo do curso no Brasil.  

Sobre o Internacional Masters Program for Managers (IMPM) 

O curso para altos executivos, composto por cinco módulos em cinco países diferentes (Índia, Japão, Brasil, Maláui e Canadá), os quais foram eleitos para este grupo específico, está moldando futuros líderes corporativos de uma maneira única na gestão global. No coração do programa está o módulo Action Mindset, que desafia a visão convencional de ação na gestão corporativa.  

O Brasil, representado pela EBAPE/FGV, desempenha um papel fundamental na promoção desse módulo. No entanto, essa parceria de sucesso tem necessitado de parcerias e contado muito com a colaboração constante da Escola Corporativa Fiocruz ao longo dos anos. 

O professor Alexandre Faria, coordenador do módulo Action Mindset e membro da EBAPE/FGV, compartilhou sua visão sobre esse curso inovador: "Nosso objetivo é envolver gestores alunos do programa IMPM em uma abordagem colaborativa que questiona as noções tradicionais de gestão. Buscamos promover a 'desaprendizagem' do conceito de ação dominante em teorias e modelos de gestão." 

O Action Mindset parte dos Five Mindsets do IMPM, desafia a perspectiva convencional de ação no campo de gestão. Tradicionalmente, a gestão é frequentemente vista como um ato individual em um mercado livre e competitivo. Este módulo, segundo o professor, busca expandir essa visão, lembrando que a gestão é uma atividade complexa que ocorre em um contexto social, histórico e econômico mais amplo. 

O responsável pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Corporativa Fiocruz, Plínio dos Santos Souza, ressaltou a importância dessa iniciativa. "Essa parceria não apenas fortalece nosso compromisso com a gestão e a inovação em saúde pública, mas também abre portas para novas oportunidades de aprimoramento das competências dos profissionais da Fiocruz sob uma perspectiva de pesquisa-ação. Estamos entusiasmados em continuar colaborando com a EBAPE/FGV nesse programa de pós-graduação único", acrescentou. 

Essa iniciativa inovadora não apenas transforma a educação em gestão, mas também desafia as estruturas históricas de dominação no campo da gestão corporativa, promovendo uma visão mais inclusiva e reflexiva da prática gerencial. Com a colaboração contínua da EBAPE/FGV e da Fiocruz, futuros líderes estão sendo preparados para enfrentar os desafios complexos do mundo empresarial moderno. 

 

Imagens: Erika Blaudt e Manuela Machado