Publicação Erika Blaudt / 24/11/2023 - A Oficina sobre Gestão de Riscos, desenvolvida pela Escola Corporativa Fiocruz em parceria com a Coordenação da Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz, realizada no Laboratório de Informática (INI), situado no prédio da Vice-Direção de Ensino do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, no campus Manguinhos, dias 21 e 22 de novembro, promoveu o fortalecimento das unidades na gestão e controle de riscos.
A ação se baseou nas diretrizes da Fiocruz 787 de 2018 - Guia de Gestão de Riscos da Fiocruz; assim como nos documentos baseados na Instrução Normativa (IN) 01/2016, que preconiza a sistematização da gestão de risco na administração pública.
Essa oficina faz parte de uma proposta que visou atuar nas competências mapeadas, por meio do formato híbrido, composto por uma ação educacional on-line e pela oficina presencial. A primeira ação on-line, realizada por meio do Teams buscou o nivelamento do conhecimento dos trabalhadores ao tema. Essa ação foi fundamental e se tornou pré-requisito para a participação do mesmo grupo nesta segunda ação educacional, a oficina presencial, onde o foco foi direcionado para a gestão de riscos nos projetos desenvolvidos pela Rede de Escritório de Projetos Fiocruz.
As duas ações, que se complementam, fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Rede de Escritórios de Projetos, estruturado a partir do mapeamento de competências, e foram conduzidas pela especialista em Produção e Inovação em Saúde Pública, Elezer Monte Blanco Lemes.
Participaram do evento equipes de nove unidades diferentes da Rede de Escritório (Presidência, COC, INCQS, IAM, ICC, GEREB, IOC, EPSJV e ICICT), que contribuíram para o fomento de momentos de aprendizado e trocas de conhecimentos. Elas terão como entrega um plano de ação concreto.
Segundo Elezer, a partir do momento em que os participantes definiram um objetivo em comum durante a oficina, houve muita troca entre eles sobre a avaliação de riscos. "Reforçamos que a rede apoie o gerenciamento de projetos com a visão da gestão dos riscos existentes. A dinâmica foi orientada para que trabalhassem a partir de objetivos definidos por eles mesmos, e assim, conseguimos identificar causas, consequências e sinalizar os controles para mitigar possíveis erros", explicou.
Durante o primeiro dia, os participantes se apresentaram e foram contextualizados sobre os objetivos da oficina, além de participarem de dinâmicas, apresentações do 1º Roadmap e sessões de brainstorming, onde foram identificados os principais gargalos e vulnerabilidades encontrados nas unidades.
No segundo dia, as atividades continuaram com apresentações do 2º e 3º Roadmap, culminando na finalização da matriz de risco, iniciada no dia anterior. A expectativa é que os resultados desses dois dias de imersão possam contribuir significativamente para a melhoria da gestão de riscos nos projetos desenvolvidos pela Rede de Escritórios de Projetos Fiocruz.
Com a entrega dos resultados da oficina, os envolvidos vislumbram um impacto positivo na forma como os projetos são conduzidos, pois visam sempre uma gestão eficaz e consciente dos riscos envolvidos.
- Login para postar comentários