Esse foi o 1o Ciclo do programa que promoveu integração e aprendizagem em rede
Publicado por Erika Blaudt (22/01/2023) - O evento de apresentação dos primeiros resultados da ação do PDG - Conectar, Agir, Inovar, realizada em parceria entre a Escola Corporativa Fiocruz e o Instituto René Rachou (IRR), ocorrida dia 20 de dezembro, no auditório do Instituto, trouxe contribuições significativas para a gestão.
Este encontro teve como principal objetivo expor à comunidade do IRR as intervenções propostas pelos participantes, fomentando debates e articulações que visam contribuir para os objetivos institucionais.
A partir dos destaques, o programa enfatizou constantemente a importância do protagonismo dos participantes na resolução de problemas, movendo-os de uma postura passiva para um papel ativo enquanto líderes. A diversidade nos grupos, compostos por líderes de distintas áreas, enriqueceu as ações, fortalecendo vínculos e estabelecendo uma rede de relacionamentos.
Ao mesmo tempo, o encontro se revelou como um momento de celebração pela construção coletiva em prol de ambientes laborais mais saudáveis e de qualidade para os colaboradores.
Participam do programa 48 gestores, que foram distribuídos entre áreas de pesquisa(13), apoio à pesquisa (14) e gestão (21).
Os resultados foram expressivos: líderes mais conscientes de sua função como agentes de transformação no ambiente de trabalho, fortalecimento dos vínculos institucionais e aumento na articulação entre as diferentes áreas do IRR. Cada grupo elaborou seu plano de ação e diversas medidas já estão em processo de implementação.
O evento teve início com uma fala do Diretor Executivo da Fiocruz, Juliano Lima, e da coordenadora-geral de Pessoas (Cogepe), Andréa da Luz. Juliano elogiou a prática adotada pela Escola Corporativa Fiocruz e sugeriu que essa iniciativa seja expandida para outras unidades, dada a sua relevância para a melhoria dos processos de gestão. Andréa também enalteceu a coragem dos participantes em abordar seus próprios problemas, ressaltando a relevância do programa para o aprimoramento dos processos gerenciais na Fiocruz.
Na sequência, o Diretor do IRR, Dr. Roberto Sena Rocha, também ressaltou a relevância do programa para os líderes do Instituto e salientou os avanços propiciados pela ação, que certamente contribuirão para o aprimoramento dos processos gerenciais e das competências da instituição. "Quero reafirmar todo o meu compromisso com a instituição e com os gestores para avançarmos na formação de líderes. O programa foi significativo para todos nós", afirmou.
A coordenadora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, destacou o evento como um marco da evolução do PDG, remetendo-o ao início de sua criação, em 2014, quando foi implementado e participou da implementação. "O programa mostrou a importância de se estruturar as áreas, em se ter um olhar mais sistêmico com alinhamento estratégico, conectando mais, voltando-se a um aprendizado mais coletivo, à aprendizagem em rede. Temos trabalhado com o desenvolvimento de lideranças e essa ação foi também toda customizada – voltada à realidade existente no IRR – e conseguiu promover integração, compartilhamento de experiências e soluções efetivas", relembrou.
Após sua fala, os grupos de gestores apresentaram para os presentes e participantes on-line temas trabalhados ao longo do programa, como conflitos interpessoais, ausência de planejamento, falhas na comunicação interna, desmotivação no ambiente de trabalho, distanciamento entre ensino, gestão e pesquisa, entre outros.
Durante as apresentações dos grupos, os participantes do IRR puderam trazer dúvidas e também observações. Eles elogiaram a ação e a consideraram muito relevantes para todo o corpo funcional.
Em 2024, outros desafios continuarão para os grupos, como a implementação dos planos de ação. A concordância dos gestores participantes sobre o evento ter sido muito positivo, foi unânime.
- Login para postar comentários