Percursos de Aprendizagem do PGD contribuirão para o desempenho das atividades na Fiocruz

Publicado por Erika Blaudt (30/10/2023) - Os Percursos de Aprendizagem para o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) desenvolvidos pela Escola Corporativa Fiocruz e Cogepe, oferecem conhecimentos e subsídios que apoiam a sua implementação como uma nova modalidade de atividade laboral voltada à gestão orientada por resultados.

A ação propõe a qualificação dos participantes, incluindo os gestores, frente aos novos desafios de trabalho da Instituição e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida, bemestar e segurança, considerando a oportunidade de desempenhar suas atividades com flexibilidade e, de modo sistematizado.

Ao todo estão elencados três Percursos de Aprendizagem: Bases do PGD, Tecnologia da Informação e Saúde do Trabalhador. Cada um deles foi estruturado a partir de um planejamento pedagógico, com estratégias educacionais corporativas voltadas ao desenvolvimento de conteúdos relacionados às principais diretrizes do PGD, aos compromissos e às responsabilidades de gestores e trabalhadores; a alguns mitos e verdades sobre teletrabalho, registro do plano de trabalho no sistema, dentre outros assuntos relevantes e de uso prático para o dia a dia das atividades.

Uma curadoria de conteúdos e recursos específicos sobre o tema, incluindo vídeos e infográficos, para esclarecer dúvidas e propor reflexões sobre essa nova forma de gestão do trabalho, foi elaborada pela equipe da Escola Corporativa. E, dentre esses meios, também há testes de conhecimento por meio de atividades interativas. E, se ainda restar alguma dúvida, poderá ser esclarecida através dos fóruns de discussão que haverá em cada um dos percursos. Os Percursos de Aprendizagem do PGD foram elaborados especialmente para a força de trabalho da Fiocruz, com base nas discussões internas para a implantação deste novo instrumento de gestão e no Decreto n° 11.072, de 17 de maio de 2022, que regulamenta o PGD no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, abrangendo uma série de atividades assíncronas que serão acessadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Lembrando que a Escola Corporativa Fiocruz tem como pressuposto o desenvolvimento de competências (conhecimentos e comportamentos) que ocorrem por meio de processos de aprendizagem contínuos, compostos pela seleção e implementação de estratégias educacionais, que são gerenciados na expectativa de que influenciem os resultados de equipes e da instituição.

Saiba mais aqui e e acompanhe as novidades relacionadas ao PGD no Portal da Fiocruz.