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Aprimoramento da carreira na Fiocruz em debate

Com o auditório do Museu da Vida lotado e média acima de 90 participantes via web, a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) promoveu, no dia 25/8, o seminário Modelos Alternativos de Incentivo à Qualificação e Desenvolvimento das Carreiras de Tecnologistas e Analistas. A mobilização para o seminário contou com a atuação intensa dos próprios trabalhadores, que promoveram debates prévios nas unidades.

Além de possibilitar a reflexão sobre o tema, o seminário teve por objetivo disparar um processo de discussão ampliado. A partir de setembro serão realizados fóruns e consultas públicas sobre o tema, por meio de uma plataforma digital, em que será possível consolidar sugestões, dúvidas e entendimentos dos trabalhadores da Fiocruz sobre a criação do chamado Reconhecimento de Resultados e Aprendizagens (RRA), modelo de retribuição alternativo à atual RT (Retribuição por Titulação), que tem no cerne da sua criação a necessidade de considerar a existência de padrões distintos de desenvolvimento profissional, em especial nas carreiras de analistas e tecnologistas. “Temos o desafio de pensar em um sistema de valorização distinta com a preocupação de que ele não seja um simples arranjo para se obter ganho remuneratório”, disse Juliano Lima, diretor de RH da Fiocruz.

Juliano defende que a retribuição exclusivamente por títulos, embora muito importante, não é o único caminho para a valorização do desenvolvimento na carreira. “É possível construir outras estruturas de reconhecimento, baseado na metodologia sistêmica de reconhecimento de saberes e competências”, explicou o diretor, destacando que a criação de novos critérios não equivale a obtenção de título por parte do servidor.

A criação de uma proposta de mudança na carreira atende ao acordo firmado em 2015 entre servidores e governo, que tem como prazo fixado para finalização o ano de 2017. A proposta de regulamentação consensuada entre MPOG, Asfoc-SN e Fiocruz é um componente importante para o avanço da proposta, que depende ainda de novo processo negocial.

Convidados falam de desenvolvimento e desafios

A primeira parte do seminário, realizada pela manhã, contou com a participação de convidados externos. O professor da USP, Joel Dutra, trouxe exemplos de experiências de trajetórias de carreiras com objetivo de “estimular a reflexão sobre a importância do aprimoramento da gestão de pessoas para o desenvolvimento organizacional” e destacou que a premissa básica para iniciar a discussão sobre aprimoramento de carreiras é a de não olhar para o passado e sim para o futuro, tomando o cuidado de verificar pontos que podem trazer impacto na carreira. “Todo o processo de carreira deve ser construído coletivamente, sobretudo, no serviço público, que deve contar com a participação dos trabalhadores, gestores e sindicato”, disse.

A segunda convidada, Rosângela Vieira, coordenadora geral de Carreira, Concursos e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento, apontou desafios para o desenvolvimento de carreiras no serviço público federal. Rosângela apresentou pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre deficiências na área de gestão de pessoas no setor público e destacou alguns itens incluídos no diagnóstico do Tribunal como, por exemplo, falta de planejamento ou iniciativas incipientes na área de gestão de pessoas, inexistência de programas de desenvolvimento de potenciais líderes, limitação de abrangência da avaliação de desempenho, indefinição de perfis desejados para orientar seleção de gestores, entre outros pontos.

Rosângela apresentou também minuta de Portaria que visa “estabelecer diretrizes gerais para a formulação de propostas de criação e organização de cargos efetivos do Poder Executivo Federal”.

Interação digital

Para facilitar o debate e a consolidação de sugestões, a Direh disponibilizou uma Comunidade de Prática, plataforma digital que pode ser acessada pelo endereço https://campusvirtual.fiocruz.br/cursos/. A diretora da Escola Corporativa, Carla Kaufmann, explicou como se dará o funcionamento da ferramenta, que tem como objetivo atender a demanda de possibilitar a ampliação da participação do servidor no debate, além de disseminar e facilitar o acesso às informações. Segundo ela a plataforma seria aberta à comunidade Fiocruz na segunda-feira posterior ao seminário (29/8) e o usuário deverá realizar cadastro completo no site da UNA-SUS (Confira o passo a passo: goo.gl/RAD3nH).

Carla adiantou também as duas primeiras agendas da comunidade de prática. O primeiro fórum acontecerá no período de 5 a 12 de setembro e tratará da discussão ampla de formas de aprendizado no trabalho. Já o segundo, que ocorrerá de 12 a 19 de setembro, será destinado a formulação de critérios para o grid de pontuação do RRA.

Pesquisadores terão seminário em setembro

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, presente na abertura do seminário, entende que este processo de construção de reconhecimentos diferenciados é necessário e traz a marca do aprendizado, seja este de natureza individual ou na carreira, e deve ser realizado com a “cara da Fiocruz”, por meio de um processo de construção coletiva e levando em consideração as complexidades da instituição.

Gadelha resgatou em sua fala o histórico do processo de elaboração do plano de carreira, consolidado em 2006, para traçar um comparativo com o atual momento. “Foi uma situação complicada que resultou em grande avanço. Tivemos que lidar com racionalidades que geraram consonâncias e também desafios”, disse o presidente, que destacou a importância do debate continuado para aprimoramento do plano de cargos Fiocruz, envolvendo o conjunto de carreiras da instituição. Como medida prática desta ampliação, está prevista para a última semana de setembro a realização do seminário que tratará dos desafios para o aprimoramento e valorização da carreira de pesquisador e especialista.

Para o desenvolvimento da instituição é condição o contínuo aprimoramento e valorização do conjunto das carreiras, compreendendo a diversidade dos cargos, suas diferentes inserções, mas sobretudo sua interdependência, de modo que o aprimoramento seja estratégia institucional integrada.  

Divulgado em 29/8/2016