Back to top

Estratégias para a aprendizagem em rede em uma instituição de CT&I em Saúde encerra Seminários Profissionais II do Mestrado Profissional

O curso é coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com a Escola Corporativa - Fiocruz 

 

Publicado em 17/11/23 pela Erika Blaudt - Estratégias para a Aprendizagem em Rede em uma Instituição de CT&I em Saúde, foi a temática integrante da Disciplina Seminários II, ministrada pela coordenadora da Escola Corporativa, Carla Kaufmann, no útimo dia 8, para a 9ª turma do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, uma parceria entre a Escola Corporativa Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). 

A disciplina de Seminários Profissionais II é uma continuação à formação dos discentes e que tem oferecido temas relevantes para o curso, como ocorreu com a Disciplina Seminários Profissionais I realizada no primeiro semestre deste ano. A coordenadora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, abordou o tema de grande relevância trazendo uma série de apontamentos e reflexões cruciais relacionados ao contexto da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e a atuação da Escola. 

O conteúdo abordado durante a disciplina foi abrangente, incluindo discussões sobre a Fiocruz, sua importância para a sociedade, seu modelo organizacional, complexidade e desafios inerentes à área. Um dos tópicos destacou a motivação para a criação da Escola Corporativa Fiocruz, sua estruturação, suas metodologias e estratégias para o Desenvolvimento de Pessoas (PDP) com foco em competências. Também foram discutidos os resultados alcançados até o momento e os desafios que a unidade enfrenta em sua missão de contribuir para a melhoria contínua das áreas de CT&I. 

Carla enfatizou a importância dessas estratégias de aprendizagem em rede no contexto de CT&I em Saúde. Ela afirmou que "a aprendizagem em rede desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento das áreas; conseguimos fortalecer a nossa rede de aprendizagem, contribuir para o diagnóstico e a melhoria contínua dos processos, além de promover sinergia entre os diferentes setores, e envolver as lideranças nos processos de desenvolvimento de pessoas. Além disso, as parcerias e integrações que se formam a partir da rede de aprendizagem são cruciais para o avanço contínuo nesse campo". 

Os resultados obtidos até o momento demonstram o impacto positivo dessas estratégias de aprendizagem, não apenas no fortalecimento das áreas de CT&I em Saúde, mas também na formação de uma comunidade colaborativa de aprendizado que visa promover a inovação e o avanço constante em prol da saúde e do bem-estar da sociedade. 
 
Saiba mais sobre as disciplinas ministradas no Seminário I.