Back to top

Encontros online abordam o Percurso de Aprendizagem Introdução ao Ecossistema Ciência Aberta 

Por Erika Blaudt - 08/12/2023 - Quatro encontros estão sendo realizados on-line, desde 30 de novembro e seguem até 13 de dezembro, para abordar o Programa de Desenvolvimento de Pessoas – Ecossistema Ciência Aberta, e os assuntos relacionados ao seu primeiro percurso - "Introdução à Ciência Aberta. A ação é promovida pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), em parceria com a Escola Corporativa Fiocruz, que lançaram o programa no dia 13 de setembro (confira aqui)

Estes encontros virtuais visam aprofundar os tópicos tratados no percurso e realizar um diagnóstico dos Núcleos de Ciência Aberta nas unidades, oferecendo suporte em seu processo de estruturação. A coordenadora da Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC e do Fórum de Ciência Aberta da Fiocruz, Vanessa Jorge, liderou os encontros. 

Cada sessão, realizada das 14h às 16h, abordou tópicos específicos. O primeiro encontro, em 30 de novembro, focou na compreensão das dimensões da Ciência Aberta, diferenciando mitos e verdades e explorando práticas essenciais na produção e compartilhamento aberto de pesquisas, além de apresentar experiências de Ciência Aberta na Fiocruz. 

O segundo encontro, em 4 de dezembro, ofereceu um panorama sobre as novas formas de comunicar a ciência e discutiu as demandas crescentes por abertura do conhecimento, tanto de financiadores quanto de instituições de pesquisa, incluindo os desafios enfrentados pela Fiocruz. 

No terceiro encontro, em 6 de dezembro, foram apresentadas as políticas institucionais da Fiocruz relacionadas ao Acesso Aberto, Gestão e Compartilhamento de Dados para Pesquisa, bem como as diretrizes para Recursos Educacionais Abertos (REA), conectando essas políticas à tipologia de material. 

Finalmente, o último encontro, que acontecerá em 13 de dezembro, se concentrará no apoio à estruturação dos Núcleos de Ciência Aberta, explorando suas funções previstas nas políticas, composição sugerida, campo de atuação e responsabilidades. 

Vanessa Jorge expressou que "estes encontros são fundamentais para a Fiocruz e para os profissionais que buscam uma compreensão mais profunda da Ciência Aberta, permitindo que estejamos à frente na promoção do conhecimento aberto e da inovação na área da saúde." 

Por sua vez, a coordenadora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, reitera a relevância do Programa que busca o desenvolvimento de competências dos trabalhadores da Instituição neste campo e contribui para a implementação dos Núcleos de Ciência Aberta. 

Para os servidores interessados em conhecer o primeiro percurso, clique aqui.