Back to top

Pós-graduação encerrará o ano com defesas de tese voltadas ao segmento farmacêutico

Por Erika Blaudt em 01/12/2023 - Mais duas defesas de tese no âmbito do Doutorado Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), ocorrerão nos dias  8 e 15 de dezembro. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto e a Escola Corporativa Fiocruz para o desenvolvimento de conhecimentos no segmento farmacêutico. Além dessa tratativa, a Escola também possui outras, uma com o Instituto Aggeu Magalhães (IAM) para progresso dos servidores por meio do doutoramento profissional em Saúde Pública, e uma com o Centro Universitário Senai Cimatec através do doutorado acadêmico em Gestão e Tecnologia Industrial.  

As duas primeiras parcerias mencionadas acima, ou seja, com o Instituto Farmanguinhos e o IAM, foram implementados em 2019 e são de natureza profissional. Já o terceiro aparceiramento, segue a modalidade acadêmica. Todos as três iniciativas são destinados exclusivamente ao desenvolvimento de servidores da Instituição. 

As teses, resultados de parceria, serão defendidas no próximo mês. A primeira delas tem como título "Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica Integração de Processos dos Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade em Laboratórios Farmacêuticos" e será defendida pela servidora pública Caroline Mendonça Horato. Já a segunda, que teve como autor o servidor Diogo Dibo do Nascimento, aborda o tema "Perfil de Degradação do Medicamento Tuberculostático em Dose Fixa combinada Rifampicina 150mg + Isoniazida 75 mg + Pirazinamida 40mg + Etambutol (cloridrato) 275mg Comprimidos Revestidos. 
 
Essas teses, parte do doutorado em questão, representam um esforço conjunto para aprimorar a qualidade e a eficácia dos processos no segmento farmacêutico. E estão embasados no curso que tem por objetivo a formação de competências de modo a desenvolver produto inovador na área de concentração da Gestão Tecnológica da Pesquisa, Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica (GT) e da Pesquisa & Desenvolvimento para Prospecção e Avaliação de Produtos Farmacêuticos (P&D), com foco em diversos aspectos, que se desdobram na condução de pesquisas inovadoras na indústria farmacêutica e em instituições de pesquisa e de ensino.  

Além dessas teses, outras duas foram defendidas no doutorado acadêmico em Gestão e Tecnologia Industrial do Senai Cimatec, em março e agosto, respectivamente, a saber: "Fatores Determinantes dos Prazos e Análise da Eficiência de Contratos de Compras Públicas realizadas por meio de Pregão Eletrônico", de autoria do economista Marivaldo de Sousa Gonçalves, analista de Saúde do Instituto Gonçalo Moniz, unidade da Fiocruz na Bahia; e "Translação do Conhecimento: Estratégias e Mecanismos de Incetivo à Implementação de Resultados de Pesquisas", de autoria da servidora pública da Fiocruz, Ângela Maria Andrade Scavuzzi. 

 

Outra pós-graduação stricto sensu da Escola Corporativa avança no meio acadêmico 

A parceria da Escola Corporativa Fiocruz para os desenvolvimentos acadêmico e profissional de servidores da Organização se estende a outro curso stricto sensu: o Mestrado Profissional em Política, Gestão, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde realizado em conjunto com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). 

O curso é um importante desafio institucional para qualificar líderes na Fiocruz e suas atividades seguem em dezembro com as disciplinas de Metodologia, ministradas pelos servidores públicos da Fiocruz, Gideon Borges, Carla Lourenço e Karla Menezes; e aulas de Planejamento Estratégico, lecionadas pelo coordenador-geral de Planejamento Estratégico da Instituição, Ricardo de Godoi. 

Sob a coordenação dos economistas Carlos Augusto Grabois Gadelha e José Manuel de Varge Maldonado, o mestrado continua a trilhar um caminho de excelência, capacitando profissionais essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos na área da saúde e inovação, contribuindo para a formação de mais de 200 profissionais da Fiocruz desde seu lançamento em 2002. 

A coordenadora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufmann, ressalta que essas iniciativas refletem o compromisso contínuo da unidade em promover a excelência acadêmica, ao impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento no segmento farmacêutico, visando o desenvolvimento de competências voltadas à liderança e inovações no campo da saúde. 

Imagem da capa: Divulgação Canvas (Premium)

Confira uma das ações letivas do mestrado no primeiro semestre.